Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Semana será seca na maior parte do País

27/07/2015 às 10:07
por Michele Fernandes

Oferecimento

Atualizado 27/07/2015

 

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Chuva volumosa no Sul

 

A última semana começou com bastante sol e tempo firme no Sudeste, mas terminou com chuva e frio em São Paulo, Rio de Janeiro, e sul de Minas Gerais. No Sul do país, por outro lado, a passagem de uma frente fria pela Região continuou provocando chuva volumosa no Rio Grande do Sul, enquanto no leste de Santa Catarina foram observados elevados acumulados de chuva, devido à formação de um ciclone subtropical entre o litoral paulista e catarinense. A temperatura também caiu no Sul do país e fez bastante frio durante as madrugadas e manhãs. No interior do Nordeste, no Centro-Oeste e no sul da Região Norte, o tempo seco prevaleceu. Já no norte do Amazonas e, principalmente em Roraima, os acumulados de chuva ficaram elevados.

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 17/07 e 27/07

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Tempo seco predomina no País

 

Ao longo desta semana, um sistema de alta pressão atmosférica ganha força e mantém o tempo firme na maior parte do País. As manhãs devem ser frias, principalmente no Sul e Sudeste, mas as tardes serão quentes. Serão dias com grande amplitude térmica. O tempo seco vai favorecer também o aumento na concentração de poluentes nas grandes metrópoles, prejudicando, portanto, a qualidade do ar. Apenas nas áreas de fronteira do Rio Grande do Sul, volta a chover a partir de quarta-feira com a passagem de duas frentes frias (uma na quarta-feira e outra na sexta-feira). Estas frentes frias não devem avançar pelo Sul e Sudeste, pois o bloqueio atmosférico que vai se configurar ao longo da semana deve impedir o avanço destes sistemas.

 

*Na região Nordeste, a chuva vai ficar concentrada apenas no litoral leste e norte. São esperados, de maneira geral, entre 30 e 50mm de chuva. A chuva retorna, inclusive ao norte do Maranhão e Teresina.

 

*No Norte do país, são esperados grandes acumulados de chuva para o norte do Amazonas e Roraima. No sul da Região, por outro lado, o tempo continua seco.

 

 

 Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 28/07 a 01/08.

 

 

Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 02 à 06 de Agosto.

 

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email