Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Ar seco influencia grande parte do País

10/08/2015 às 10:39
por Michele Fernandes
Atualizado 10/08/2015 às 11:46

Oferecimento

Atualizado 10/08/2015

 

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Frentes frias ficaram bloqueadas entre Uruguai e o Rio Grande do Sul

 

O forte bloqueio atmosférico que se configurou, impediu o avanço de frentes frias pelo Sul e Sudeste do país na última semana. O ar seco manteve o tempo aberto e firme em grande parte do Brasil, como é possível observar no mapa de chuva acumulado entre os dias 01/08 e 09/08. Com o predomínio de sol forte desde cedo, as temperaturas ficaram elevadas em todo o país; Cuiabá teve a tarde mais quente do ano, com 38,4 °C no sábado. Já Manaus registrou 35,6 °C também no último sábado, superando o recorde anterior de 35,3°C nos dias 05, 06 e 07 de Agosto. Em Palmas, a temperatura chegou aos 39,7 °C na noite de sexta-feira. Já em Porto Alegre houve um recorde histórico de máxima para um dia de Agosto: a temperatura chegou aos 35,2 °C no domingo.

 

Além do calorão, a umidade relativa do ar ficou muito baixa no Centro-Oeste, interior do Sudeste e Nordeste, norte do Paraná e oeste de Santa Catarina.

 

Em Campo Grande (MS), houve recorde de menor umidade relativa do ar no domingo. De acordo com o INMET o índice chegou a apenas 17% de acordo com a estação meteorológica automática; Brasília (DF) teve umidade de 23% (o recorde anterior era de 25% no dia 04/08) e Goiânia (GO) teve umidade de 20%, na última quinta-feira.

 

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 15/07 e 02/08

 

Previsão para os próximos dias no Brasil:

 

O tempo não deve mudar muito nos próximos dias no Brasil. A massa de ar seco continua influenciado grande parte do País e a chuva ainda deve continuar restrita ainda apenas ao Rio Grande do Sul.  Os maiores acumulados de chuva devem se concentrar na Fronteira Oeste e no sul do Estado, onde são esperados entre 30 e 50mm de chuva. A umidade aumenta um pouco no Paraná, em Santa Catarina e no sul e oeste de Mato Grosso do Sul e a semana deve terminar ainda com chuva fraca e isolada. As demais áreas do Sul e Centro-Oeste, bem como o Sudeste e o interior do Nordeste continuam ainda com tempo quente e seco.

 

*Na região Nordeste, a chuva vai ficar concentrada ainda no litoral leste, devido às instabilidades vindas do mar. São esperados entre 30 e 50mm de chuva entre o Recôncavo Baiano e o litoral de Alagoas.

 

*No Norte do país, são esperados grandes acumulados de chuva para o norte do Amazonas, Roraima, noroeste do Pará e litoral do Amapá.

 

 

 

 Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 11/07 a 15/08.

 

 

Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 16 à 20 de Agosto.

 

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email