Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Semana terá chuva volumosa e forte onda de frio no centro-sul do Brasil

07/09/2015 às 10:42
por Fabiana Weykamp
Atualizado 07/09/2015 às 12:09

Oferecimento

Atualizado 07/09/2015

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Ar seco predominou.

 

* Setembro começou com pouca chuva no Brasil. A maior parte do país ficou sob domínio de uma de uma grande massa de ar seco, que deixou o tempo bem aberto e muito quente. Em Cuiabá, as tardes foram com temperaturas em torno dos 40°C.

 

* Duas frentes frias passaram pelo Sul e Sudeste do Brasil ao longo da semana. No entanto, ao chegar no Sudeste, este sistema só teve influência nas áreas mais próximas da costa e os acumulados não foram significativos. No Sul, a chuva mais expressiva aconteceu no Estado de SC, onde acumulou de 30 a 50 mm em algumas localidades.

 

* No Norte, a chuva mais frequente e volumosa foi observada no sul, oeste e no norte do Amazonas. Em algumas localidades, o volume acumulado variou entre 50 e 70 mm.

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 31de agosto e 06 de setembro.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana terá chuva volumosa e forte onda de frio no centro-sul do Brasil.

 

* O padrão de circulação atmosférico já começou a mudar. As frentes frias passam agora a avançar pelo país com mais facilidade e áreas de instabilidade tendem a se formar também na região central.

 

* Para esta semana duas frentes frias são previstas e há previsão de chuva volumosa, que pode acumular mais de 100 mm, no Paraná, em Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no Sul de Minas e no centro-sul do Rio de Janeiro. Em quase todas as outras áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste, também chove, porém de forma mais isolada e sem acumular volumes tão elevados.

 

* Junto com as frentes frias, também virá o ar polar. Para o final desta semana ( entre 11 e 13 de setembro) há previsão de acentuada queda de temperatura no Sul do país. Há condições para a formação de geada na maior parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também no sul do Paraná.

 

* Enquanto a chuva irá aumentar no centro-sul do país, nas Regiões Norte e Nordeste, a tendência é de muito sol e calor nos próximos dias. Há previsão de pouquíssima chuva e em poucas áreas destas Regiões.

 

Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 08 a 12 de setembro.

 

* No período de 13 a 17 de setembro, não há previsão de grandes acumulados como no período anterior, no entanto, a chuva deve acontecer na maior parte do país, como pode ser observado na Figura 3:

 

Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 13 a 17 de Setembro.

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email