Temporais voltam a atingir o Sul do país

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Atualizado 14/09/2015

 

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Temporais e frio no Centro-Sul do país.

 

A última semana foi marcada por muita chuva no Centro-Sul do país. A constante formação de instabilidades, associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica no interior do continente, foram reforçadas por duas frentes frias que avançaram sobre o Sul e Sudeste. Foram observados grandes temporais pelo interior de São Paulo, centro-sul e oeste de Mato Grosso do Sul e norte do Paraná, principalmente. No Rio de Janeiro, embora não tenham ocorridos temporais, a chuva foi volumosa no fim de semana e em alguns municípios, os acumulados chegaram a até 100mm. Como é possível observar na figura a seguir, no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e de Mato Grosso do Sul e no norte do Paraná, foram acumulados entre 100 e 150mm de chuva. Pelo interior do Nordeste e em parte do Norte, o tempo permaneceu firme.

 

Após a passagem da última frente fria, uma massa de ar seco, de origem polar, avançou sobre o Sul do país e derrubou as temperaturas. Houve geada generalizada e forte no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no centro-sul do Paraná. Na Serra Catarinense, de acordo com o Climaterra a menor temperatura foi registrada na cidade de Urupema, com marca de -6.3 °C, seguida de Água Doce com -4.9 °C e Bom Jardim da Serra com -4.0°C.

 

 

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 07 e 13 de Setembro

 

 Previsão para os próximos dias no Brasil: Temporais na região Sul

 

Esta semana será marcada por tempo muito instável no Sul do país. A formação e a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre a Argentina e o Paraguai, vão favorecer a formação de grandes instabilidades que serão reforçadas por uma frente fria que ficará estacionária na região Sul. São esperados grandes acumulados de chuva a partir da próxima quarta-feira no Rio Grande do Sul. A chuva deve acontecer de forma generalizada sobre o Estado, mas a partir da próxima quinta-feira, volta a chover forte também em Santa Catarina e no centro-sul do Paraná. Estas instabilidades só vão conseguir atuar no Sul do país, pois um sistema de alta pressão atmosférica vai ganhar força no Sudeste e garantir dias ensolarados e de temperaturas elevadas na Região.

 

* No Nordeste, a chuva ainda se concentra apenas no litoral entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, ainda assim, acontece de forma localizada e não são esperados acumulados significativos de chuva.

 

* Na Região Norte, a chuva será frequente entre o oeste do Acre e o norte do Amazonas e há risco de chuva forte nestas áreas.

 

Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 15 e 19 de Setembro.

 

 

Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 20 e 24 de Setembro.