Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Primavera começa com calor intenso na maior parte do Brasil

21/09/2015 às 10:28
por Fabiana Weykamp

Oferecimento

Atualizado 21/09/2015

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Temporais no Sul do Brasil.

 

* A semana passada foi marcada por um novo bloqueio atmosférico que barrou o avanço de frentes frias pelo Brasil. Toda a instabilidade ficou concentrada na Região Sul, enquanto que no Sudeste e no Centro-Oeste o ar seco e quente foi ganhando força.

 

* Chuva forte, granizo e ventania foram observados em diversas cidades da Região Sul. Os maiores acumulados, que passaram de 150 mm, foram registrados em localidades do norte e do nordeste do Rio Grande do Sul e do sul e da serra de Santa Catarina.

 

* No Sudeste e no Centro-Oeste, até choveu de forma isolada entre o domingo (13) e a segunda-feira (14), mas no decorrer da semana, a massa de ar seco se estabeleceu e determinou dias ensolarados, muito quentes e extremamente secos.

 

* No Norte, as pancadas de chuva mais frequentes ocorreram no Amazonas. No Nordeste,  choveu um pouco na faixa leste da Região.

 

* A Figura 1 mostra os acumulados de chuva no Brasil entre os dias 14 e 20 de setembro:

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 14 e 20 de setembro.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Primavera começa com calor intenso na maior parte do Brasil.

 

* Um sistema de alta pressão atua sobre a maior parte do Brasil e funciona como uma barreira atmosférica que impede a formação de nuvens carregadas e o avanço de frentes frias.

 

* Nesta semana o predomínio será de sol e calor intenso na maior parte do Brasil. Os índices de umidade atingem valores extremamente baixos no Paraná, no Sudeste, no Centro-Oeste, no interior do Nordeste e no Tocantins. A primavera começa oficialmente na quarta-feira (23), às 05h20 no horário de Brasília.

 

* Os maiores volumes de chuva para esta semana são previstos para o sul do Rio Grande do Sul. Novamente, as áreas de instabilidade vão ficar concentradas neste Estado e a chuva será frequente. O sul gaúcho é a região com maior potencial para temporais.

 

* A Figura 2 mostra os volumes de chuva que são previstos para esta semana.

Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 21 a 25 de setembro.

 

* No período entre 27 de setembro e 01 de outubro, o padrão de circulação atmosférica começa a mudar. Uma frente fria consegue vencer a barreira do ar seco e leva chuva para algumas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do país. Há risco de chuvas fortes em Mato Grosso do Sul. Antes deste sistema chegar ao Sudeste e ao Centro-Oeste, ele irá provocar chuvas intensas na Região Sul. O maior acumulado deve ser registrado entre o norte do Rio Grande do Sul e o sudoeste do Paraná.

Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 27 de setembro e 01 de outubro.

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email