Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Tempo continua instável no Sul

09/11/2015 às 10:36
por Fabiana Weykamp
Atualizado 16/11/2015 às 12:19

Oferecimento

Atualizado 16/11/2015

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Chuva em grande parte do país.

 

*Na última semana, grandes áreas de instabilidade se formaram sobre o Sul do país e provocaram chuva forte e volumosa principalmente no noroeste gaúcho. Como é possível verificar na Figura 1, em algumas áreas os acumulados variaram entre 100 e 150mm. No interior do Paraná e de Santa Catarina, os acumulados variaram entre 30 e 50mm.

 

*No Sudeste, o calor e a alta umidade favoreceram a formação de instabilidades na última semana. Ainda assim, a chuva aconteceu de forma localizada. Apenas na última sexta-feira, a chuva aconteceu de forma mais generalizada, pois uma frente fria avançou sobre o Sudeste e conseguiu reforçar as instabilidades na Região. Os maiores acumulados de chuva foram observados no centro-sul e oeste mineiros.

 

*No Nordeste, norte de Roraima, sul do Amapá e em grande parte do Pará, o tempo permaneceu firme, conforme é possível observar na figura abaixo. No Norte, os maiores acumulados de chuva se concentraram no norte e oeste do Amazonas e no oeste do Acre.

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 09 e 15 de novembro.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Tempo continua muito instável no Sul.

 

Um sistema de baixa pressão atmosférica vai se intensificar sobre o Paraguai nos próximos dias e deixar o tempo muito instável no Sul do país. Além disso, uma frente fria vai se formar entre quarta-feira e quinta-feira e avançar sobre o Sul, reforçando as instabilidades no Sul e provocando temporais, com elevados acumulados de chuva no norte gaúcho, interior catarinense e norte e oeste paranaenses.

 

*No Sudeste, os maiores acumulados de chuva previstos continuam se concentrando sobre o Estado mineiro. São esperados entre 100 e 150mm, de maneira geral, entre a região do Alto do São Francisco e o Espírito Santo, conforme é possível observar na Figura 2. Até a sexta-feira, a chuva acontece de forma irregular sobre São Paulo e o Rio de Janeiro, mas a chegada de uma frente fria reforça as instabilidades nos Estados, provocando chuva mais significativa e generalizada.

 

*No Nordeste, a umidade aumenta no interior da Bahia, Piauí e Maranhão, mas a chuva ainda acontece de forma bastante irregular.

 

*No Norte, áreas de instabilidade vão provocar chuva mais significativa no Tocantins e sul do Pará.

 

Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 17 a 21 de novembro.

 

 

 

 

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email