Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Semana com temporais no Sul, no Sudeste e em Mato Grosso do Sul

23/11/2015 às 11:12
por Fabiana Weykamp

Oferecimento

Atualizado 23/11/2015

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Tornados no Sul do Brasil.

 

* Sistemas de baixa pressão têm se formando com frequência entre o Paraguai e o norte da Argentina, o que tem favorecido o deslocamento de intensas áreas de instabilidade pelo centro-sul do Brasil.

 

* A Figura 1 mostra que, na semana passada, grandes volumes de chuva (acima de 100 mm) foram observados no Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul. No interior de Santa Catarina também ocorreram tempestades localizadas. Na quinta-feira (19) houve registro de tornados em Marechal Cândido Rondon (PR) e em Chapecó (SC).

 

* No Sudeste, a chuva também ocorreu de forma frequente em grande parte da Região e ocorreram alguns temporais, inclusive no norte de Minas Gerais.

 

* A chuva também voltou a acontecer, na forma de pancadas, no sul e no oeste da Bahia e no sul do Maranhão e do Piauí.

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 16 e 22 de novembro.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com temporais no Sul, no Sudeste e em Mato Grosso do Sul.

* Esta semana será marcada por tempo instável em grande parte do país. As pancadas de chuva serão frequentes, principalmente nas Regiões Sul, Sudeste e em Mato Grosso do Sul. Os agricultores devem ficar atentos ao tempo severo, com condições de chuva intensa, acompanhada de ventania, granizo e muitas descargas elétricas.

 

* Na Figura 2 é possível observar que volumes acima de 100 mm são previstos para o norte do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina, o interior do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul. Em algumas localidades isoladas, o acumulado pode até passar de 200 mm.

 

* No Sudeste, os maiores volumes (que variam entre 70 e 100 mm) são previstos para o oeste de SP e localidades entre o sul do ES e nordeste de MG, mas isso não descarta a ocorrência de temporais nas demais localidades da Região.

 

* No Norte, as chuvas serão mal distribuídas. O maior risco de temporais são para as áreas do Tocantins, do Amazonas e de Roraima.

 

* No interior do Nordeste, ainda há previsão para pancadas de chuva nesta semana. As áreas que serão mais favorecidas são as do sul e do oeste baiano.

 

Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 24 a 28 de novembro.

 

* No período entre 29 de novembro e 03 de dezembro, a chuva aumenta ainda mais na Região Sudeste. O Paraná e Mato Grosso do Sul também terão chuvas frequentes. Já no Rio Grande do Sul, o predomínio será de tempo seco.

 

Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 29 de novembro e 03 de dezembro.

 

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email