Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Semana com temporais no Sudeste do Brasil

07/12/2015 às 11:22
por Fabiana Weykamp

Oferecimento

Atualizado 07/12/2015

 

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Choveu em grande parte do país.

 

* Na semana passada a formação de sistemas de baixa pressão, o avanço de uma frente fria, além do ar quente e úmido, provocaram chuva em grande parte do Brasil. Muitas cidades tiveram eventos de chuva e vento fortes. Na Figura 1, pode-se observar que foram acumulados volumes bastante significativos na maior parte do país.

 

* Somente a Região Nordeste e parte da Região Norte, estiveram sob a influência do ar seco, que deixou o tempo bem aberto, sem chuva.

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 30 de novembro e 06 de dezembro.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com temporais no Sudeste do Brasil.

 

* Esta semana começou com mais uma frente fria na Região Sudeste e outra frente fria vai passar pela Região a partir do meio da semana. A Figura 2 mostra o volume de chuva previsto para o período entre 8 e 12 de dezembro. Na maior parte da Região, deve ser acumulado de 70 a 100 mm e, em áreas isoladas, o volume pode ser ainda maior.

 

* Além da Região Sudeste, a chuva também será volumosa nesta semana no Paraná, em Mato Grosso do Sul, em Goiás e no Distrito Federal. No sul de Mato Grosso do Sul e no sudoeste do Paraná, o acumulado pode passar de 100 mm. Isto se deve a influência de fortes áreas de instabilidade que vão se formar no Paraguai, devido a presença de um sistema de baixa pressão.

 

* No Rio Grande Sul esta semana começou fria. Muitas cidades registraram na segunda-feira (07), temperatura entre 08 e 12 graus. Ao longo da semana, a temperatura sobe. Há previsão de pouca chuva para este Estado.

 

* No Norte, entre o domingo (06) e a manhã de segunda-feira (07) choveu muito em algumas áreas do Acre e de Rondônia. No decorrer da semana, o tempo ainda fica instável nestes Estados e as pancadas de chuva vão acontecer com frequência. Já nas demais áreas do Norte, a chuva será irregular e o calor será bastante intenso.

 

* Para o Nordeste, a maior parte da Região terá pouca ou nenhuma chuva nesta semana. Os volumes mais significativos são previstos para o Maranhão, o Piauí e a divisiva da Bahia com Minas Gerais.

 

Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 08 a 12 de dezembro.

 

* No período entre 13 e 17 de dezembro, a chuva aumenta no Rio Grande do Sul e ainda há previsão de grandes volumes para Minas Gerais e o sul do Espírito Santo.

Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 13 a 17 de dezembro.

 

 

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email