Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Semana com muita chuva na Região Sudeste

11/01/2016 às 11:04
por Fabiana Weykamp

Oferecimento

Atualizado 11/01/2015

 

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Região Nordeste teve chuva volumosa.

 

* A primeira semana de janeiro marcou a volta da chuva na Região Nordeste. A chegada de uma frente fria e a presença de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis e da Zona de Convergência Intertropical, favoreceram a formação de grandes áreas de instabilidade sobre a Região. Chuvas fortes e volumosas foram registradas principalmente no interior da Região, com pode ser verificado na Figura 1.

 

* No Centro-Oeste e no sul da Região Norte, as pancadas de chuva também aconteceram com frequência e ocorreram eventos de temporais.

 

* No Sudeste, ao longo da semana, uma massa de ar seco voltou a predominar, especialmente sobre a parte leste da Região. Na divisa de Minas com Goiás, a chuva foi frequente.

 

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 04 e 10 de Janeiro.

 

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com muita chuva na Região Sudeste.

 

* Esta semana começou com muitas áreas de instabilidade sobre São Paulo. Nos próximos dias as áreas de instabilidade se espalham sobre a Região e também serão reforçadas pela chegada de uma nova frente fria (a partir de quinta-feira - 14 de jan). A previsão é de muita chuva para a Região nesta semana. Os maiores volumes se concentram entre São Paulo e o oeste de Minas Gerais, como pode ser visto na Figura 2.  A chuva frequente deve atrapalhar as atividades no campo, especialmente para os agricultores que necessitam secar o feno no Estado de SP. Por outro lado, a chuva irá colaborar com os pecuaristas do norte de MG.

 

* Além do Sudeste, a chuva também será frequente e volumosa nesta semana sobre a Região Centro-Oeste, o Tocantins e o sul do Pará.

 

* A semana começou com sol no Nordeste, mas há previsão de chuva. Não há expectativa de volumes tão elevados quanto os da semana passada, mas podem ocorrer temporais isoladas no interior da Região.

 

* No Sul do Brasil, as chuvas mais fortes se concentram no Paraná. Nas demais áreas, o predomínio será de sol e calor. A chuva ocorre de forma mal distribuída, sem acumular volumes expressivos. 

 

Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 12 e 16 de janeiro de 2016.

 

* Entre os dias 17 e 21 de janeiro, ainda há previsão de pouca ou nenhuma chuva para a maior parte da Região Sul. As chuvas fortes e volumosas ainda vão se concentrar entre o Sudeste e o sul da Região Norte.

 

Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 17 e 21 de janeiro de 2016.

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email