Chuva aumenta em Mato Grosso do Sul.

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Esta semana será marcada por tempo muito instável em Mato Grosso do Sul. O ar abafado, a circulação de ventos em médios e altos níveis da atmosfera e a constante formação de instabilidades sobre o Paraguai, associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica, vão provocar chuva generalizada, com elevados acumulados em algumas áreas do Estado.

 

Como é possível verificar no mapa de chuva acumulada prevista para a próxima semana, os maiores acumulados devem se concentrar no centro-leste e sul do Estado, onde são esperados entre 100 e 150mm de maneira geral, com picos que podem chegar a até 200mm em algumas áreas.

 

 

A população deve ficar atenta, pois entre terça-feira e quarta-feira, principalmente, há risco para temporais, com raios, ventania e elevados acumulados de chuva no leste do Estado. Há potencial para alagamentos, transbordamentos de rios e desmoronamentos de terra em áreas de encosta.

 

Para alguns agricultores, a chuva poderá ser um alívio, pois neste mês iniciaram-se as atividades de plantio da cana-de-açúcar e da segunda safra de feijão e milho, por exemplo. Desta forma, as chuvas mais regulares desta semana devem contribuir para a elevação e manutenção da umidade do solo, favorecendo o desenvolvimento inicial das culturas. Já a colheita do arroz, da soja e do trigo, no entanto, podem ser prejudicadas ao longo desta semana.