Dia mundial do Café

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O Brasil é o campeão mundial na produção do café e o segundo maior consumidor mundial da bebida.

O estado de São Paulo deve o seu impulso no início do século XX ao café, assim como a cidade de Santos, com o Porto mais importante de café no mundo. O café já foi chamado de ouro negro, e por esse motivo tem gente que associa o Pelé no Santos, ao café de Santos… A verdade é que, sem o negócio do café não teria sido criado um Clube com dirigentes de visão globalizada,como eram os gestores do café da famosa Rua 15, ao lado da bolsa do café de Santos.

E hoje? Na semana passada, o novo ministro Blairo Maggi se reuniu com a Frente Parlamentar do Café. São 240 deputados e senadores, e o pedido para o Ministro veio do presidente da Frente Parlamentar do Café, o deputado do DEM, Carlos Melles de Minas Gerais. Carlos afirmou sobre a urgência de uma política efetiva para o café, solução para o endividamento do setor agropecuário, que a reversão da importação do café verde  para o Brasil é fundamental.

Um documento chamado Pacto em favor do Café, criado por todo o agronegócio do setor  e aprovado há um ano, deve ser revivido com o novo governo.

E mais que a cafeicultura, não se esqueça, precisamos entrar no mercado de cápsulas. Este registrará um crescimento de 100 %, de 2014 a 2019. Ou seja, na crise há uma desaceleração do total de consumo, mas há um crescimento do café premium. Dessa forma, para produzirmos cápsulas no Brasil precisamos importar algumas pequenas quantidades de café para fazer o blend.

As cápsulas representarão mais de 2 bilhões de reais de faturamento até 2019, e ainda poderemos e deveremos exportar. A Abic, Associação Brasileira da Indústria do Café, fez uma pesquisa e a disponibiliza no relatório tendências do mercado de café.

Viva o café brasileiro, os produtores de café e o velho e delicioso cafezinho que nos regenera e nos reanima em várias horas do dia. Feliz Dia do Café!

 

Prof Dr.(c) Msc. Jose Luiz Tejon Megido

Comentarista do agroclima.

Diretor do núcleo de estudos de agronegócio ESPM e Prof convidado MBA Audencia Business School, Nantes, Franca.

Ex diretor do Grupo O estado de S Paulo, Agroceres,  e Jacto.

Membro do conselho do CCAS  – Conselho Científico para a Agricultura Sustentável .

Comentarista da Rede Jovem Pan de rádio.

Articulista da revista Feed|&Food.

Diretor da Biomarketing, e uma das 100 personalidades do agronegócio pela revista Isto É Dinheiro Rural.

VOLTAR