Temporal afeta produção de milho em Rio Verde

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Depois de um longo período de seca, a cidade de Rio Verde, em Goiás, sofreu com um temporal na última semana. A presença de ventos fortes, granizo e o grande volume de chuva assustaram os agricultores, já que foram capazes de derrubar galhos da plantação causando prejuízo.

 

De acordo com a área técnica da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano – COMIGO, o milho foi a cultura mais afetada pela ventania. Segundo a Cooperativa, o principal problema é que a cidade ficou muito tempo sem chuvas (mais de 30 dias) e as plantas ficaram mais fracas e suscetíveis à ação dos ventos.

 

É possível perceber pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, que a chuva ficou bem abaixo da média nos últimos meses. Em abril, Rio Verde registrou apenas 10,3 mm de chuva, número bem abaixo dos 122 mm de média histórica. Em maio o problema persiste. Até o dia 27 foram registrados apenas 10,4mm de chuva, sendo que a média histórica para o mês é de 44,7mm.

 

Os especialistas da cooperativa também contam que o clima ideal para o cultivo do milho seria chuvas regulares e mais fracas, além de muita luz solar. A chuva pode voltar a cair neste ultimo fim de semana de maio. “O sol aparece ao longo do dia e a temperatura continua em elevação durante as tardes. A partir do final de semana, as pancadas de chuva ocorrem de forma isolada na cidade, porém sem grandes volumes”, conta Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo.