"Levanta e anda"

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O ministro Blairo Maggio, participou do Global Agribusiness Fórum esta semana em São Paulo, organizado pela Datagro, disse que o Brasil quer 10% do mercado mundial agrícola em cinco anos ( hoje temos cerca de 7% ) .

Ele ainda trouxe uma novidade: a inclusão dos assentamentos nas estatísticas produtivas brasileiras. Blairo aponta para algo muito importante: temos mais de 47 milhões de hectares de terras pouco produtivas, distribuídas para 640 mil famílias assentadas.

Olha só, até que enfim ouço uma voz empresarial e empreendedora tocar numa essência vital como esta: transformar “assentados” em produtores, e não mais “sentados ” sobre 47 milhões de hectares com péssima tecnologia e condições de vida.

Esses assentamentos precisam ouvir o chamado “levanta e anda”, e diz o ministro: “ao invés de ficar brigando com esse pessoal, nós vamos incluí-los e não excluí-los”.  Além desse marco importante do ministro Blairo tratando de transformar 640 mil famílias em produtores, e não apenas em sobreviventes sentados sobre terras improdutivas, também salientou a importância da vigilância sanitária – fundamental para vencer barreiras comerciais.

Ministro Blairo, essa dos 47 milhões de hectares e 640 mil famílias de assentados é uma proposta genial. E eu ainda adicionaria mais uma, levantaria a bandeira para 400 milhões de toneladas de grãos em 10 anos.

O Brasil pode.

 

José Luiz Tejon

Sódio Diretor da Biomarketing

VOLTAR