Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Seca causa queda de 80% na produção de grãos em Bom Jesus (PI)

14/07/2016 às 14:31
por Thais Gomes

Oferecimento

Conhecida por suas plantações de grãos, a cidade de Bom Jesus (PI) está sofrendo com a seca. Segundo Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, a última chuva significativa registrada na região foi entre os dias 9 e 10 de abril, quando choveu cerca de 60 milímetros. A média de chuva para o mês é de cerca de 150 milímetros.

 

“Na prática, Bom Jesus está a praticamente três meses sem chuva. Estamos numa época de estiagem na região e percebe-se isso pelas médias históricas de chuva do município. Entre os meses de maio e setembro, é absolutamente normal a precipitação ser baixa”, explica.

 

 

No entanto, a seca tem causado prejuízos para os produtores, segundo o engenheiro agrônomo Nonato Mendes, da Provalle Consultoria Agrícola de Bom Jesus. “Nós temos aproximadamente 800 mil hectares de plantação de soja e milho, e 80% disso foi perdido”, diz.

 

Mendes explica que a cultura da soja necessita, desde a germinação ao crescimento vegetativo, de uma quantidade mínima de água no solo para que ela possa desenvolver todo seu potencial genético. “Além das precipitações pluviométricas terem sido abaixo da media associada, as chuvas foram mal distribuídas, concentradas em um curto espaço de tempo”, completa.

 

No momento, os produtores de soja da cidade não têm muito que esperar em relação à produção, já que o tempo continua seco. Segundo a meteorologista da Climatempo, pelo menos até a próxima semana, não há previsão de chuva para a região de Bom Jesus.

 

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email