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Um novo marketing ético da Agropecuária Brasileira

02/08/2016 às 10:06
por Agrossociedade
Atualizado 02/08/2016 às 10:08

Oferecimento

Não se faz mais Agronegócio sem a palavra sustentabilidade. Isso quer dizer, não roube do futuro para ganhar no presente. Essa conta precisará ser paga pelas novas gerações. Portanto, o presente passa a ser resultado do futuro e, sustentabilidade envolve que o lucro só será justo se não ferir o meio ambiente e a responsabilidade social. Muito bem, mas uma pergunta que sempre tem sido feita, quem vai pagar por isso?

Uma ótima iniciativa do Ministro Blairo Maggi, da Agricultura Pecuária e Abastecimento, foi a de incentivar e trazer para o meio do governo, exatamente um especialista nas relações com ONGs.
As ONGs, Organizações não governamentais, chegam próximas dos governos. No Diário Oficial da União vimos a nomeação de João Campari para o cargo de Assessor Especial, do Ministro Blairo Maggi.

João Campari foi o  Ex Diretor e Economista líder da ONG TNC - The Nature Conservancy. Este ex ONG será o responsável pela interlocução do Ministério com as Organizações Nacionais e Internacionais ligadas ao Meio Ambiente.

Uma decisão correta do governo, pois não há mais possibilidade de discutirmos acesso aos mercados sem o diálogo com as ONGs, o que chamamos do 4º elo do Agronegócio, o além das porteiras. Mas também precisamos negociar valor agregado e remuneração diferenciada para as commodities originadas sob condições ambientais e sociais especiais.

A TNC é a maior ONG do mundo no aspecto ambiental tendo representação em 30 países. Nessa nova visão pela sustentabilidade, o produtor rural não é somente um produtor de alimentos, e sim um prestador de serviços ambientais importantíssimos, que ainda nem sempre são reconhecidos tampouco remunerados.

Buscar monetizar, ou seja, obter valor pelos serviços ambientais, passa a ser um ótimo desafio e missão do novo Agronegócio, ou melhor, uma Agrossociedade.

Quem diria, anos atrás um membro de uma ONG, o lado exatamente oposto do governo...
Sinais da evolução dos tempos.
Precisamos faturar vendendo alimento e qualidade no meio ambiente. Isto quer dizer um novo marketing ético da produção Agropecuária Brasileira.

José Luiz Tejon

Sócio Diretor da Biomarketing

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