Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Tratamento de Sementes: importância e histórico no Brasil

04/08/2016 às 12:23
por Redação
Atualizado 04/08/2016 às 13:30

Oferecimento

Importância

As sementes dos cultivos agrícolas contêm nutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) de elevada importância para a nutrição humana. Contudo, esses nutrientes também são fontes de  nutrição das pragas agrícolas.

 

O tratamento de sementes de cultivos agrícolas é uma prática que tem como maior objetivo, proteger a semente e a plântula na sua fase inicial de desenvolvimento (germinação, emergência e estabelecimento) dos ataques de insetos, fungos e nematoides.

 

 

Esses ataques podem ocorrer em qualquer fase de vida da planta no campo, mas são particularmente mais danosos na fase inicial de desenvolvimento (3 a 4 semanas iniciais).

 

Dessa forma, o tratamento de sementes assegura:

- o desenvolvimento mais sadio, mais vigoroso e mais rápido das plantas;

- a preservação do estande ideal de plantas, o que, em última instância, assegura maiores níveis de produtividade dos cultivos, maior eficiência dos insumos utilizados (sementes, biotecnologia, fertilizantes, defensivos, etc.) e maiores retornos econômicos aos agricultores.

 

O tratamento de sementes é uma prática fundamental para o contínuo desafio de segurança alimentar do planeta.

 

Histórico

Inicialmente, no mundo e no Brasil, o tratamento de sementes esteve mais associado ao uso de fungicidas para o controle de doenças fúngicas na fase incial de desenvolvimento, principalmente em cereais como o trigo.

 

Com a intensificação da agricultura no Brasil, notadamente na década de 1990, o uso de fungicidas em tratamento de sementes se expandiu para outros cultivos de maior área plantada como a soja, o milho e o algodão.

 

Por conta de seus benefícios e do crescimento das infestações de insetos, o uso de inseticidas no tratamento de sementes teve, a partir da década de 2000, um rápido crescimento, atingindo níveis de adoção acima de 90%.

 

Os inseticidas de maior espectro e com benefícios adicionais de vigor (como o Cruiser) foram os responsáveis por esse rápido crescimento. Essa evolução continua, com o lançamento de oferta de controle de pragas e de doenças ainda maior (Fortenza Duo).

 

Para saber mais sobre TSI acesse: www.omaispoderoso.com.br

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email