Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Clima prejudica produção de café em MG

05/08/2016 às 17:20
por Angela Ruiz

Oferecimento

No final de julho, os produtores de café de Minas Gerais foram surpreendidos pelas condições do tempo na região. A passagem de uma forte massa polar sobre o sul do estado provocou destruição em lavouras de algumas cidades, com um prejuízo que já deve ser sentido na próxima safra.

 

Segundo Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, em Junho choveu aproximadamente 100 milímetros o que colaborou para os trabalhos dentro dos cafezais. Porém, em Julho, não houve registro de chuva e a forte massa polar que passou com força sobre a região derrubou a temperatura. A ocorrência de geada prejudicou os cafezais.

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no dia 08 de julho, a temperatura chegou a 2,1°C em São Sebastião do Paraíso. Já, no dia 18 de julho o termômetro registrou 0,2°C e no dia 19 fez 4,4°C, de acordo com o órgão. E nestes, três dias houve ocorrência de geada em São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas. 

 

Os produtores e técnicos das regiões afetadas perceberam o problema de perto. José Rogério Lara, coordenador regional da EMATER em Alfenas conta que tiveram um ano com bons resultados, mas o clima causou alguns transtornos. “Teve uma queda muito grande na produção de café, de 20% a 30%, dependendo do munícipio”, afirma.

 

 

Lara explica que a qualidade do café deve ser a preocupação para a próxima safra e agora os produtores precisam continuar com o manejo da cultura para evitar mais problemas. Para o cultivo do grão, o clima mais ameno é ideal. “O tipo arábica não suporta geadas ou muito calor”.

 

Em agosto, a situação também deve preocupar. A meteorologista da Climatempo conta que até o dia 9 de agosto as temperaturas ficam relativamente altas, mas ainda há frio previsto para o mês. “A partir do dia 11 até o dia 15, uma massa de ar polar vai chegar à região e promete derrubar a temperatura no sul de Minas”. Como não é possível descartar o registro de geadas, os produtores precisam ficar atentos.

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email