Falta de chuva paralisa plantio de arroz no Sul

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta quarta-feira (5), o avanço de nuvens carregadas sobre a região Sul do Brasil irá possibilitar a ocorrência de pancadas de chuvas em diversas localidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e no Mato Grosso do Sul, onde as chuvas ocorridas no começo desta semana foram bastante pontuais e de fraca intensidade não beneficiando lavouras de arroz, milho e feijão que estão em fase de germinação e de desenvolvimento vegetativo.

 

Produtores, principalmente de arroz, paralisaram suas atividades de plantio por causa da baixa umidade do solo e esperam agora por novas chuvas para a retomada do plantio e o desenvolvimento das lavouras. Ainda não há relatos de perdas junto aos produtores, mas é fato que caso essas chuvas não ocorram de forma homogênea, alguns produtores terão que replantar suas áreas, alerta o agrometeorologista Marco Antonio Santos.

 

No Paraná e no Mato Grosso do Sul, as chuvas ocorridas nesses últimos dias elevaram os níveis de umidade do solo, garantindo boas condições à continuidade do plantio e ao desenvolvimento das lavouras de soja. Porém, não foram todas as propriedades que registraram boas chuvas. A chuva prevista entre hoje (5) e amanhã (6), poderão contribuir para a retomada do plantio da soja. Com relação ao trigo, mesmo com a ocorrência de chuvas neste início de semana e a previsão de mais chuvas para os próximos dias, a colheita avança em todas as regiões produtoras, com índices de produtividade e qualidade excelentes.

 

No Centro-Oeste e no Sudeste, a presença de áreas de instabilidade na região favorecem a ocorrência de pancadas de chuva em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Com isso, o plantio da soja avança a passos largos nestes estados, uma vez que os níveis de umidade do solo estão relativamente bons. Porém, como a chuva não atingiu de forma homogênea todas as propriedades muitos produtores ainda aguardam para iniciar o plantio e os demais paralisaram os trabalhos dentro do campo. De acordo com a Climatempo, até quinta-feira (7), há previsão de mais chuva em diversos pontos das regiões Centro-Oeste e Sudeste, beneficiando tanto a continuidade do plantio da soja quanto o desenvolvimento das lavouras. Com o retorno das chuvas mais expressivas nesses próximos dois dias sobre a região, os trabalhos de colheita da cana de açúcar poderão ficar comprometidos, mas não há indicativos que a chuva possa ocasionar perdas na produtividade e qualidade das lavouras.

 

Uma forte linha de instabilidade que passou sobre o Sudeste trouxe chuva e queda de granizo em diversas localidades da região. Os danos foram severos em lavouras de café, milho e feijão na região da Mogiana paulista e do sul de Minas Gerais. No triângulo mineiro, as perdas foram registradas nas lavouras de hortaliças e café. Os estragos foram grandes e poderá comprometer significativamente a produção nestas regiões, avisa Santos.  

 

No Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará, de hoje (5) até sexta-feira (7), a previsão indica aumento da umidade com pancadas de chuva pontuais em diversas localidades destes estados. Assim, aos poucos o nível de umidade do solo vai subir o que beneficia o plantio da soja e do milho que deverá ocorrer nas próximas semanas.

 

 

Vale lembrar, que nas próximas duas semanas, os modelos de previsão indicam chuvas muito irregulares sobre as regiões Centro-Oeste, Sudeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A tendência é que o regime de chuva se regularize no início de novembro. Até lá, chuvas irregulares ainda deverão ser observadas sobre a faixa central e norte do País. Já na região Sul, a tendência é que nos próximos 15 a 20 dias as chuvas voltem a ficar mais concentradas sobre a região, mas que não deve atrapalhar ou causar perdas em lavouras de trigo e inviabilizar os trabalhos de plantio da soja, milho e feijão.