Algodão espera por chuva regular no MA, PI e BA

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O mês de Novembro chegou e traz esperança para todos os produtores do Brasil, principalmente da região centro-norte que aguardam por chuvas mais regulares, com bons volumes e abrangência, comenta o agrometeorologista da Climatempo, Marco Antônio Santos.

 

Nesta terça-feira ()1), um sistema de baixa pressão ajuda a formar áreas de instabilidade e provoca muita chuva em áreas do Rio Grande do Sul. Pela manhã já eram observados pontos de chuva forte no oeste do estado gaúcho. Amanhã (02), toda essa instabilidade dá origem a uma nova frente fria e a chuva se espalha por outras áreas gaúchas e provoca muita chuva também em Santa Catarina e Paraná. Há possibilidade tempestades e queda de granizo. A partir de quinta o tempo volta a abrir no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e as condições melhoram para o plantio do arroz e da soja. Sendo que as chuvas só deverão retornar no começo da semana que vem. 

 

A tendência é que a chuva fique mais regular em áreas do centro-sul do país e com isso o plantio da soja pode avançar rápido e seja finalizado. Culturas como café, cana de açúcar, citros e pastagens também serão beneficiadas pelo retorno das chuvas regulares e bem distribuídas, neste mês. 

 

 

No Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará, a semana será marcada por chuva irregular. Somente no começo da segunda semana do mês é que pode chover de forma mais regular e com boa abrangência o que beneficia o plantio e desenvolvimento das lavouras de soja, milho e algodão, destes estados.