Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter

AGROCLIMA

publicidade

Tempo firme beneficia a colheita do trigo

16/11/2016 às 10:59
por Redação

Oferecimento

A chuva que caiu região Sudeste e Centro-Oeste nestes últimos quatro dias manteve o tempo bastante instável em quase todas as localidades e também no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia sendo que em várias localidades destas regiões os volumes acumulados de chuva superaram os 100 mm em apenas três dias. Contudo, na região Sul, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul, o que se observou foi apenas pancadas de chuvas muito localizadas e de baixa intensidade o que não ajudou o desenvolvimento das lavouras. Apenas a colheita do trigo é que vem sendo beneficiada com o tempo mais firme.  

 

A previsão indica mais chuva nesta quarta-feira (16). Áreas de instabilidade deixam o tempo bastante instável, com chuvas a qualquer hora do dia no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Os trabalhos de plantio da soja e do milho poderão prosseguir sem grandes transtornos. Além de beneficiar o plantio, essas chuvas irão manter os solos com bons níveis de umidade favorecendo o desenvolvimento das plantas. 

 

De acordo com o agrometeorologista, Marco Antônio Santos, entre hoje (16), e amanhã (17), o tempo fica instável no Rio Grande do Sul. Em algumas localidades, as pancadas de chuva podem cair de forma irregular o que reduz a umidade do solo nas próximas duas semanas. Os produtores devem estar atentos porque lavouras de soja, milho e feijão poderão ter seus potenciais produtivos afetados. Somente, as áreas de arroz é que continuarão sendo beneficiadas com o tempo mais firme ao longo do fim de semana.  

 

Nas áreas produtoras do Sudeste, Centro-Oeste, Rondônia, Pará e em todo o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, as chuvas previstas para toda essa segunda quinzena de novembro irão possibilitar boas condições ao plantio e desenvolvimento de todas as lavouras. Apenas para lavouras de cana de açúcar é que essas pancadas de chuvas poderão comprometer o pleno andamento da colheita, mas nada que venha trazer prejuízos ao setor, uma vez que historicamente, esse período já é de baixo rendimento da cana devido às chuvas mais frequentes.   

 

publicidade

ENCONTRE UMA LOCALIDADE

loading
publicidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

RECEBA NOVIDADES POR EMAIL

×
Ocorreu um erro ao enviar fazer seu cadastro. Por favor, tente novamente mais tarde!

Cadastre-se para receber as últimas notícias e informações meteorológicas sobre a sua localidade

Digite seu nome
Digite seu email