Chuva beneficia lavouras no leste de MG

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Áreas de instabilidade se formam sobre a região central do Brasil e nesta quarta-feira (30), são esperadas novas pancadas de chuva sobre Minas Gerais, Goiás, centro-norte do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. Os maiores volumes de chuvas deverão ficar concentrados sobre a faixa leste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. A chuva irá beneficiar o desenvolvimento das lavouras já que o solo está com bons níveis de umidade. De acordo com o agrometeorologista Marco Antônio Santos, esse padrão deverá se manter inalterado ao longo de toda a semana.

 

Tempo aberto e sem chuvas em grande parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e na região Sul, onde a falta de chuvas já começa a trazer danos às lavouras, já que em algumas localidades não há registros de chuvas a mais de 10 dias.

 

A partir desta quinta-feira (01), voltam a ocorrer pancadas de chuva sobre as regiões oeste da Bahia e sul do Piauí. Porém será somente a partir do final de semana que ocorrerá chuvas mais frequentes sobre o Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia melhorando as condições das lavouras e, sobretudo, permitindo a retomada do plantio, que em grande parte da região se encontra paralisado. “Serão pouquíssimas as áreas que deverão sofrer replantio, com esse retorno das chuvas”, comenta Santos. 

 

No Sul, as chuvas só deverão retornar no começo da próxima semana, quando uma nova frente fria estará avançando pela região. Até lá o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas generalizadas, sendo que em algumas localidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, a falta de chuvas regulares já começa a comprometer o potencial das lavouras, podendo gerar perdas pontuais. 

 

 

Agricultura: É hora de La Niña?