Algodão avança no Mato Grosso

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta quarta-feira (11), a presença de áreas de instabilidade sobre grande parte do Brasil deixa o tempo bastante instável e com possibilidades de chuvas a qualquer hora do dia em praticamente todas as áreas produtoras do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. Há previsão de pancadas de chuvas também para a região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

 

 

A chuva prevista vai colaborar para manter o solo com bons níveis de umidade favorecendo o desenvolvimento das lavouras. Porém, algumas áreas ainda registram estresse hídrico por causa da irregularidade da chuva e das altas temperaturas. Alguns produtores já relatam perdas de produtividade entre 3% e 20% em culturas anuais como soja, milho, feijão e arroz e também no café, cana e citros.

 

Como a previsão do tempo e do clima podem ajudar na produção do campo?

 

Ao longo desta semana a tendência é que novas áreas de instabilidade estarão sendo observadas sobre grande parte das regiões central e norte do Brasil. Com isso, novas pancadas de chuvas estão previstas sobre as áreas produtoras do Centro-Oeste, Sudeste, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Santa Catarina e Paraná.

 

No Rio Grande do Sul a chuva começa a diminuir e dá sinais de uma trégua nesta quinta-feira (12). A volta do tempo firme no estado gaúcho será bastante benéfica para realizar os tratos culturais dentro dos campos.

 

Assim, com o retorno das chuvas em quase toda a totalidade das áreas produtoras do Brasil, as condições se manterão favoráveis tanto ao desenvolvimento das lavouras quanto a realização dos tratos culturais, como a colheita da soja e o plantio do algodão, milho 2ª safra, que no Mato Grosso e no Paraná já segue a “todo o vapor”, relata o agrometeorologista Marco Antônio Santos.

 

El Niño e La Niña: Porque estes dois fenômenos atrapalham a produção agrícola. Conheça a história contada desde o início.