Lavouras tem bom desenvolvimento pelo BR

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta segunda-feira (30), é possível observar muitas áreas de instabilidade em grande parte da metade oeste do Brasil e a previsão é de pancadas de chuva em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, cerrado e sul de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Chove durante boa parte do dia sobre as áreas produtoras do Pará. No Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a segunda-feira será de tempo mais aberto, com possibilidade apenas para eventuais pancadas de chuvas muito localizadas.

 

 

Com essas condições meteorológicas previstas para esse início de semana, a colheita da soja e posterior plantio das lavouras de 2ª safra estarão garantidas, apesar da possibilidade de paralisações momentâneas por conta das pancadas de chuva. Essa mesma chuva mantem o nível de umidade do solo em condições satisfatórias o que favorece o desenvolvimento das lavouras. Não há previsão para essa semana de que venham ocorrer novos períodos de invernada, inviabilizando totalmente as práticas agrícolas e, principalmente, causando perdas nas lavouras.

 

Como o clima pode influenciar na produção do campo? O que fazer para melhorar a produtividade? 

 

Ao longo desta semana há previsão de chuva sobre todas as regiões produtoras do Brasil, desde o Rio Grande do Sul até o Maranhão e Pará o que possibilita boas condições de desenvolvimento as lavouras e dos tratos culturais.  A semana segue com chuva mais frequente, porém, apenas na forma de pancadas. Uma condição observada na primeira quinzena de janeiro, lembra o agrometeorologista Marco Antônio Santos.

 

Veja a previsão de chuva acumulada

 

Vale ressaltar que um novo período de invernada poderá ocorrer entre os dias 12 a 20/02 sobre a região central do Brasil, algo muito parecido com o ocorrido na semana retrasada.