Chuva beneficia soja em MS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Os agricultores do Mato Grosso do Sul finalmente tiveram o que comemorar na produção de soja, uma das principais culturas do estado. Sem chuvas entre outubro e novembro do ano passado, a safra, em período de enchimento dos grãos, enfrentava um momento crítico. As chuvas que chegaram no final de janeiro de 2017, no entanto, vieram para favorecer as plantações.

 

De acordo com Leonardo Carlotto Portalete, analista técnico de agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), as chuvas são fundamentais no desenvolvimento das lavouras de soja. “A água é essencial para a planta conseguir se manter e realizar seu metabolismo. Quando o grão fica seco, isso prejudica seu enchimento, o que determina o potencial produtivo”, afirma.

 

As lavouras de soja em Mato Grosso do Sul tiveram um aumento de 2,3% em sua área em relação ao ano anterior, e a estimativa é de uma produção igualmente maior. “Em 2016 tivemos 7,6 milhões de toneladas de soja e, para 2017, esperamos superar a marca de 7,8 milhões”, finaliza o analista.

 

Como evitar os períodos muito quentes e o excesso de chuva nos campos de soja do Centro-Oeste

 

Essa época do ano é bastante chuvosa em todo o Brasil. “Podemos esperar por dias de sol, calor, e aquela pancada de chuva de forma localizada, que tem curta duração, mas muitas vezes com bastante intensidade”, prevê Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo.

 

O mapa abaixo mostra a estimativa de chuva que poderá ser acumulada para os próximos 15 dias, até 23 de fevereiro de 2017. Os tons de verde mais escuro representam os maiores volumes de chuva. 

 

 

Então, neste período até 23/2, a estimativa é de chuva mais forte e frequente no Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. Mato Grosso do Sul tem mais sol e menos chuva que os demais estados. Para a maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, a previsão é de que chova de 50 a 100 mm até o dia 23. Algumas áreas, especialmente no sul e no norte de Mato Grosso do Sul poderão acumular até 150 mm. No caso de áreas do Pantanal na divisa com Mato Grosso pode chover até um pouco mais de 150 mm em algumas áreas.

 

Acompanhe a previsão para o Centro-Oeste