Nível de umidade no solo beneficia lavoura de café

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Na imagem de satélite já se pode observar o avanço de áreas de instabilidade sobre o oeste do Rio Grande do Sul. Pancadas de chuva ocorrem em várias localidades do estado. Porém, de manhã as chuvas estão ainda mais concentradas sobre o Uruguai e Argentina. 

 

 

Aos poucos o sistema avança pelo interior do país e há previsão de chuva em grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ao longo destes próximos cinco dias. Não dá para descartar a ocorrência de pancadas de chuva mais generalizadas e, até mesmo em bons volumes em boa parte das regiões produtoras do Brasil.

 

Os trabalhos de colheita da soja, milho e arroz no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina deverão sofrer paralisações, mas nada que venham causar danos/prejuízos as lavouras. Nos demais estados a chuva colabora para elevar os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras de milho, algodão, feijão, cana de açúcar e café.

 

 

Análise da umidade solo com 15 dias de antecedência

 

As chuvas que estão sendo previstas a partir desta quarta-feira (19) não deverão ser de longa duração, pois o sistema deverá passar rapidamente pelos estados, isto é, as chuvas mais generalizadas deverão durar no máximo, um ou dois dias em cada região.

 

Com o retorno da chuva a perspectiva é que a produção tanto de milho safrinha quanto de algodão venha a alcançar patamares recordes esse ano em diversas regiões produtoras. Até porque na semana que vem há previsão de que venham ocorrer novas pancadas de chuvas, irregulares, mais suficientes para permitir boas condições ao desenvolvimento das lavouras.