Produção de alface americana registra prejuízo em SP

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O clima típico de outono, com grande amplitude térmica durante o dia, pode ser prejudicial para algumas culturas. Em São Paulo, nas últimas semanas, a mais afetada foi a alface americana. “Os produtores reclamaram muito. Com o dia começando frio e esquentando até o fim da tarde, a hortaliça acabou sofrendo bastante, pois é muito sensível”, explica Marina Marangon, pesquisadora do Hortifruti / CEPEA.

 

Ibiúna e Mogi das Cruzes, regiões produtoras importantes do estado, tiveram prejuízos como descarte e má formação da planta. O consumidor sentiu no bolso o aumento do produto. Na primeira semana do mês, em Ibiúna, a caixa com 20 unidades custava R$ 12,50. A alta nos valores foi de 54% em comparação com a semana anterior, de acordo com o instituto.

 

Como melhorar a produção no campo? 

 

O clima ideal para a plantação seria temperatura baixa e pouca chuva, cenário costumeiro do inverno, quando a produtividade fica maior. “A alface é muito sensível, então muito frio ou muito calor é sempre prejudicial. Se não chover muito e a temperaturas não for tão adversa, a tendência é os agricultores consigam recuperar a produção”, finaliza.

 

Chuva e frio

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, ainda nesta última semana de Abril a passagem de uma frente fria sobre o estado de São Paulo vai trazer bastante chuva para o estado, entre elas Ibiúna e Mogi das Cruzes. O deslocamento desta frente fria será rápido, mas não dá para descartar o risco de chuva forte e ventania acompanhada de raios.

 

Porém, o que vai chamar a atenção dos produtores de alface americana é o vento frio de origem polar. Uma forte massa de ar polar continental que chega ao estado de São Paulo neste finalzinho de Abril promete derrubar a temperatura o que será prejudicial para a produção de alface no cinturão verde paulista. Os termômetros pode não baixar de 10°C, mas ficar bem perto desta marca em algumas localidades.

 

 

Análise da temperatura com 15 dias de antecedência 

 

Saiba maisVai começar a temporada de frio