Nível de umidade do solo beneficia lavouras de citros

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Pelas imagens de satélite é possível observar um sistema frontal sobre Santa Catarina e Paraná nesta manhã de quarta-feira, onde já provoca chuva generalizada sobre estes estados. Este mesmo sistema também provoca chuva em vários pontos da região central de São Paulo e no sul do Mato Grosso do Sul.

 

 

Aos poucos este sistema avança pelo interior do Brasil, onde deixa o tempo bastante instável e com possibilidade para ocorrência de pancada de chuva em todas as áreas produtoras do Sudeste, do Centro-Oeste e até mesmo de algumas do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará. O nível de umidade do solo fica mais elevado e beneficia o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, como milho, algodão, feijão, café e citros. No caso da cana, haverá a paralisação dos trabalhos de colheita, mas não há riscos para perdas.

 

Com novas chuvas nas regiões produtoras de milho e algodão, a perspectiva é que a produção esse ano venha a ser recorde no Brasil. Além disso, o plantio do trigo que já se iniciou em vários municípios do Paraná também está sendo beneficiada por essas chuvas mais regulares e em bons volumes.

 

Facilidade na hora de tomar a decisão: análise de volume de chuva, quantidade de nuvens e umidade no solo

 

O grande destaque da semana será o frio. Uma massa de ar polar que está sobre a Argentina avança pela região centro-sul do Brasil e provoca declínio acentuado das temperaturas. Assim, as próximas três madrugadas deverão ser com temperaturas bem baixas. Há risco para ocorrência de geada na serra gaúcha e catarinense e em municípios de alta altitude localizados nas regiões de fronteira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nas demais localidades as temperaturas deverão oscilar entre 4° e 12°C.

 

Nas regiões produtoras de milho do Paraná e do Mato Grosso do Sul os termômetros podem marcar temperatura entre 12 e 16°C, ou seja, não há risco para ocorrência de geada. Sendo que as noites mais frias deverão ocorrer entre a quinta-feira (27) e o sábado (29).

 

Previsão para culturas e relatório climático