Lavoura de 2° safra pode superar média de produtividade

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A quinta-feira (27) deverá ser mais um dia com previsão de pancadas de chuva em boa parte da região central do Brasil. Até sexta-feira (28) todas as áreas produtoras de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e em partes da Bahia e do Tocantins deverão registrar pancadas de chuva que continuarão mantendo os solos com bons níveis de umidade o que proporciona condições excelentes ao desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, como milho e algodão. As estimativas é que as médias de produtividade superem as dos últimos anos.

 

Como melhorar a produção dentro do campo?

 

No Sul, o dia amanheceu gelado, por conta da presença de uma massa de ar polar, que avança sobre a região. Os termômetros em muitos municípios gaúchos chegaram a registrar valores abaixo dos 5°C. Não houve relatos de formação de geada e muito menos danos às lavouras. Com a presença desta massa fria, o tempo segue aberto e sem previsões para chuva ao longo dos próximos dias. Somente no começo da semana que vem é que há previsão do retorno da chuva à região.

 

                            mapa de chuva acumulada para os próximos 5 dias                         

 

As próximas duas madrugadas continuarão sendo muito frias, podendo até mesmo cair ainda mais as temperaturas nesta próxima noite. Não há riscos para ocorrência de geada em áreas produtoras de milho e outra cultura. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a formação de geada acontece nas áreas de planalto o e serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o que chamamos de geada turística.

 

Previsão de temperatura para até seis meses e comparação com a média/ano interior

 

Segundo os modelos de previsão, uma nova frente fria que deverá avançar sobre o Sul no começo da semana que vem e também deverá provocar novas pancadas de chuva sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste durante a primeira semana de maio. Ou seja, condições mais do que ideais a produção de milho e demais culturas de 2ª safra. E, mesmo com a possibilidade de que venham ocorrer novas paralisações nos trabalhos de colheita da cana de açúcar na região centro-sul, não há riscos para perdas de produtividade e/ou qualidade.