Produtor deve ficar atento ao risco de alagamento no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O avanço de uma frente fria pela faixa oeste do Rio Grande do Sul nesta manhã de terça-feira (23) deixa o tempo bastante instável e chuvoso em praticamente todo o estado. Os volumes de chuva previstos ao longo do dia poderão ultrapassar os 50 mm em muitos municípios gaúchos e catarinenses. Além disso, também são esperadas chuvas no sudoeste e oeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.

 

 

Ao longo do dia, áreas de instabilidade ganham força no Mato Grosso, Goiás e em Minas Gerais. Há previsão de pancadas de chuva bem localizadas e de curta duração. Tempo mais firme apenas sobre a região do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e em boa parte do estado de São Paulo.

 

Como melhorar a produção no campo?

 

Risco de alagamento

Na quinta-feira (25), uma outra frente fria avança sobre o Rio Grande do Sul e provoca chuvas volumosas sobre o estado, principalmente na metade sul e oeste. Há risco para alagamento nas regiões das várzeas, principalmente na região da fronteira oeste gaúcha entre a quinta (25) e o sábado (27).

 

A chuva começa a ficar mais concentrada sobre a região Sul do Brasil, uma condição tipicamente normal para essa época do ano. O tempo mais firme e seco voltará a predominar sobre a região central e norte do país, com exceção apenas para a faixa litorânea que ainda terá pancadas de chuva.

 

Saiba com antecedência o volume de chuva previsto e tome sua decisão dentro do campo.

 

Temperatura

As temperaturas se manterão mais baixas em todo o centro-sul, mas não há riscos para ocorrências de formações de geadas ao longo desses próximos 7 dias.

 

Análise EUA

Nos Estados Unidos, as chuvas ocorridas nos últimos dias, mantiveram uma condição não tão favorável à realização do plantio, mas houve um rápido avanço, onde os percentuais de área plantada estão muito semelhantes à média dos últimos 5 anos, segundo o relatório da USDA.

 

Para os próximos 10 dias há previsão de novas pancadas de chuva sobre as principais regiões produtoras de grãos. Contudo a chuva não será de longa duração, mas em alguns pontos pode cair com moderada intensidade. Com isso, o plantio avança em todos os principais estados produtores, dentro de uma normalidade para a época do ano. As condições continuam favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de soja, milho, algodão, arroz e trigo de primavera.