Produção da laranja cresce em todo o Brasil

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A safra 2017/18 da laranja promete ser uma das melhores dos últimos anos. São esperadas 365,47 milhões de caixas (40,8kg) produzidas, de acordo com estimativa da Fundecitrus, Fundo de Defesa da Citricultura. As árvores que estão produzindo frutos foram plantadas em 2014. Alguns, de variedade mais precoce, já começaram a ser colhidos. “Essa produção é 14% maior do que a média das últimas dez safras”, afirma Vinicius Trombim, coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra da Fundecitrus.

 

Os setores Centro com 98,64 milhões de caixas e Norte com 86,49 milhões respondem por, aproximadamente, metade da produção estimada. Na terceira posição está o setor Sudoeste com 75,32 milhões, seguido do Sul (70,83) e do Noroeste (33,19). De acordo com Trombim, no caso desta safra, o clima interferiu na emissão e no pegamento dos frutos que ocorreram entre os meses de agosto e dezembro de 2016. “Em julho, os estresses hídrico e termal, provocados pelas noites frias, seguidas por dias quentes e secos, favoreceram a indução floral. A exceção foram regiões como o Triângulo Mineiro”, explica.

 

Para a produção de citros, o clima ideal tem temperaturas amenas de no máximo 25°C e no mínimo 10°C, com invernos frios e secos e primaveras chuvosas. De acordo com o meteorologista Alexandre Nascimento, não há previsão de chuva para o estado de São Paulo até o dia 29/05. O tempo fica seco e o sol aparece no interior paulista com mais força. Na madrugada, à noite e no início da manhã faz frio. Uma forte onda de frio vai chegar ao Brasil nos primeiros dia de Junho. O mês promete ser mais seco que o mês de maio e até com bastante frio nas áreas produtoras de citros de São Paulo.

 

Saiba maisFrio intenso à vista

 

Facilidade na hora de tomar a decisão: análise de volume de chuva, quantidade de nuvens e umidade no solo