Paraná e MS dão início à colheita do milho 2°safra

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Pelas imagens de satélite é possível observar áreas de instabilidade sobre Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul, sul do Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul.

 

 

Nesta segunda-feira (29), são esperadas pancadas de chuva ao longo do dia não só sobre essas regiões mais em boa parte da região Sul. Os trabalhos de campo poderão ser inviabilizados, como o plantio do trigo e colheita do milho 2ª safra, que já começou em algumas propriedades do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Mas não há riscos para perdas.

 

Conheça a análise de volume de chuva para sua área produtora

 

Segunda-feira de tempo instável também sobre a faixa leste de Pernambuco e Paraíba, bem como sobre toda a faixa norte das regiões Nordeste e Norte. Em todo o restante do Brasil o que predomina é o tempo aberto sem chuva, ideal para os trabalhos de colheita do milho 2ª safra, feijão, café e da cana de açúcar.

 

Uma nova frente fria estará avançando sobre o Sul do Brasil a partir desta terça-feira (30) e novas áreas de instabilidade ganham força. A semana deverá ser marcada, novamente, pelas chuvas mais regulares sobre a região Sul. Esse sistema deverá ficar concentrado sobre o Sul, não sendo previstas chuvas generalizadas e nem tão pouco de forte intensidade sobre as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Porém, com o avanço deste sistema sobre a região Sul, áreas de instabilidade poderão ganhar força sobre a faixa oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul onde poderão ser observadas pancadas de chuva bem irregulares entre a terça (30) e quinta-feira (01). O mesmo poderá ser observado sobre o estado de São Paulo.

 

Vale ressaltar, que a chuva será de curta duração e pontual e não deverá trazer prejuízos à produção de milho, cana de açúcar e café. Na colheita, os produtores podem registrar paralisações momentâneas.

 

Veja tambémprevisão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

Porque as previsões de clima são sempre trimestrais? Saiba como você agricultor pode transformar a previsão de clima em informação útil.