Produtor prepara solo para as culturas de verão

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A presença de uma frente fria sobre o Paraná e São Paulo deixa o tempo instável e com possibilidade de pancadas de chuva sobre a faixa leste destes dois estados. Há previsão de chuva também sobre a faixa norte e oeste da região Norte e em boa parte da faixa litorânea do Nordeste. Ao longo da semana as áreas de instabilidade perdem força e o tempo seco predomina em praticamente todo o interior do Brasil, com exceção apenas para a faixa litorânea do Nordeste e também do Sudeste que ainda terão previsões para ocorrências de pancadas de chuva.

 

 

O padrão meteorológico manterá as condições favoráveis à realização da colheita do milho, algodão, feijão, café e da cana de açúcar e o avanço do plantio do trigo e demais culturas de inverno. Além disso, o tempo firme no Rio Grande do Sul possibilita o avanço do preparo do solo para as culturas de verão o que alivia as áreas que ficaram alagadas nas últimas semanas, por conta das fortes e continuas chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

 

Análise de volume de chuva para a área produtora

 

Frio

Com relação ao frio, as temperaturas continuarão baixas, principalmente durante as madrugadas em quase toda a região centro-sul do Brasil. Porém não há risco para ocorrência de geadas severas em nenhuma região produtora, em especial sobre as regiões de milho, feijão, café e de cana de açúcar durante os próximos 10 dias. Mas, em muitas localidades os termômetros poderão marcar temperaturas abaixo dos 10°C. Sendo que na faixa oeste e sul do Rio Grande do Sul, entre terça-feira (20) e quinta-feira (22) as temperaturas mínimas poderão ficar abaixo dos 4°C. Vale chamar a atenção que nesta terça-feira (20), os termômetros poderão marcar valores entre 1°C e 2°C em boa parte da metade oeste gaúcha e catarinense.

 

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura