Produtividade do algodão baiano é maior dos últimos 5 anos

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A semana começa com a previsão de tempo aberto em, praticamente todo o Brasil, com exceção apenas para a faixa litorânea do Nordeste que continua apresentando chuvas mais frequentes este ano e possibilita uma safra muito boa de grãos aos produtores nordestinos. Já os produtores baianos de algodão comemoram as médias de produtividade que estão muito superiores aos dos últimos 5 anos.

 

Quer receber boletins informativos do tempo e alertas periódicos para sua fazenda?

 

A ausência de chuva a mais de três semanas no Sul provocou sérios danos às lavouras de trigo. Muitas já apresentam estresse hídrico e provavelmente com perdas em seus potenciais produtivos, principalmente da região oeste do Paraná, que sofreu com as geadas ocorridas na semana passada. A previsão é que só volte a chover nestas áreas no início de agosto. Até lá, o tempo segue seco e com temperaturas mais amenas.

 

Seja avisado com antecedência sobre seca e condições fitossanitárias. Saiba como aqui

 

O tempo firme e sem chuva favorece os trabalhos de colheita para os produtores de milho, algodão, café e cana de açúcar. No caso do milho, os produtores estão deixando os milharais secarem bem no campo, para armazenar tranquilamente já que nos silos não há mais espaço. O mesmo vem ocorrendo com o café e com a cana de açúcar, onde o tempo mais firme e temperaturas mais amenas são favoráveis à maturação tanto dos grãos de café quanto na concentração de açúcar pela cana.

 

E como não há previsão de que o tempo mude nos próximos 10 dias a tendência é que as condições se mantenham bastante favoráveis à realização da colheita e também a qualidade dos grãos e da cana de açúcar.

 

 

Frio

Com relação ao frio, nesta semana apesar de algumas áreas do centro-sul do país ainda registrarem temperaturas baixas, não há risco para ocorrência de geadas, como na semana passada.

 

Veja também: Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas. É grátis! Clique aqui e saiba mais.