Boa chuva para quem?

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Essa semana está sendo marcada pela presença de muita nebulosidade e até mesmo chuva sobre o estado de São Paulo. Uma condição que nem sempre é tão comum nesta época do ano, afinal o inverno é climatologicamente frio e seco sobre a Região Sudeste. Contudo observamos a manutenção dos sistemas que provocam chuva, temos a circulação do jato de baixos níveis que transportam a umidade que chega na Região Norte para o Sudeste, a presença de uma frente fria estacionária na costa paulista e uma baixa pressão atmosférica na divisa de São Paulo com o estado de Mato Grosso do Sul.

 

 

É algo comum pensarmos que a chuva é boa para a agricultura, mas nem sempre isso é verdade, tudo depende do estágio em que a cultura se encontra. Por exemplo, se estivermos em período de colheita, uma chuva persistente pode impedir o uso de colheitadeiras mecânicas nas fazendas, o que provoca atrasos e até mesmo perda na produção. Por outro lado, as culturas que estão em desenvolvimento, ou seja, que foram semeadas a pouco tempo, se beneficiam da presença de mais água no solo.

 

Receba o boletim semanal sobre a quantidade de água disponível no solo

 

De acordo com o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, para as lavouras de cana-de-açúcar, a situação é boa e ruim, tudo depende do estágio da cultura. Nos locais, em quede observa o andamento da colheita, os trabalhos tendem a ficar temporariamente suspensos. Já aqueles que plantaram para colher entre setembro e dezembro deste ano, se beneficiam da chuva que ocorre sobre o estado paulista. 

 

No caso da cana-de-açúcar, há o benefício mas para as lavouras de café, a situação não é a mesma. O café pode ter problemas devido ao florescimento precoce, ou seja se voltar a chover, os pés podem começar a desenvolver botões que não geram frutos. Isso pode prejudicar a produção final, analisa Santos.

 

César Soares

Meteorologista 

 

Veja também:  Chuva prejudica colheita do café

Chuva na hora da colheita do algodão