Produtor gaúcho de arroz acelera trabalho no campo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A segunda-feira (18) será mais um dia de tempo seco e muito quente em grande parte do Brasil. A massa de ar seco que está sobre o Brasil, impede o avanço das frentes frias e com isso, não há previsão de chuvas para esse início de semana. Desse modo, produtores de soja do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Paraná que já estão podendo plantar, uma vez que já terminou o vazio sanitário, não terão ainda condições para o plantio, já que os níveis de umidade do solo estão extremamente baixos, inadequados ao plantio.

 

Relatório de umidade no solo com até 15 dias de antecedência 

 

Nas áreas produtoras de arroz, do Rio Grande do Sul, a semana será marcada pelo tempo seco, possibilitando o rápido avanço do plantio, que até o momento, estava sendo prejudicado pelas chuvas frequentes. Só há previsão de retorno das chuvas na próxima semana e mesmo assim, bem irregulares. Por isso, o plantio da nova safra de grãos, como soja e milho deve iniciar atrasada em relação ao mesmo período da safra passada, mas isso não significa que haverá problemas ao longo da safra.

 

Os produtores ainda terão que ter muita paciência e, principalmente, cautela, neste começo de plantio. Os produtores de arroz devem se apressar já que há previsão de chuva sobre essas áreas do Rio Grande do Sul no final desta semana, o que poderá inviabilizar novamente a atividade.

 

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura

Análise de volume de chuva para a área produtora

 

Veja a análise sobre as condições do clima para o agronegócio brasileiro no Blog do AgroclimaPro