Produtor à espera da chuva para iniciar plantio da soja

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Apesar desta quarta-feira (20), ainda ser de tempo aberto e muito calor em grande parte do território brasileiro, os mapas de previsão sinalizam que há a possibilidade de que venham ocorrer algumas pancadas de chuva bem isoladas sobre algumas localidades de Goiás e também na faixa leste do Mato Grosso. Os volumes serão baixos, insuficientes, até mesmo para apagar a poeira, mas já servirão para que o tempo comece a mudar nos próximos dias e com isso, as chuvas gradativamente comecem a ocorrer em toda a região centro-sul do Brasil.

 

Saiba mais sobre o volume de chuva e quantidade de nuvens previstas na sua região agrícola. Clique aqui

 

Na sexta-feira (22), uma nova frente fria estará avançando pela região Sul do Brasil trazendo chuvas generalizadas ao Rio Grande do Sul ao longo do próximo final de semana, bem como já “puxando” a umidade da Amazônia para o interior do Brasil. Ao longo da semana que vem, algumas pancadas de chuva, ainda irregulares, podem ocorrer sobre o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, metade sul de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Ou seja, aos poucos as chuvas estarão retornando gradativamente as regiões produtoras e com isso, o plantio da soja poderá ser iniciado.

 

O problema continuará sendo para os produtores de arroz do Rio Grande do Sul, onde a janela de plantio, por conta das chuvas frequentes, está cada dia mais apertada.

 

Leia mais sobre café, cana e trigo no Blog do AgroclimaPro

 

Ainda podemos ter La Niña em 2017?

El Niño e La Niña: a história contada desde o início

Conecte sua estação meteorológica e tenha previsões ainda mais precisas