Chuvas irregulares preocupam produtores no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A passagem de uma frente fria pela região Sul do Brasil manterá o tempo fechado e com chuva em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. No Rio Grande do Sul, a chuva está elevando os níveis de umidade do solo e garantem boas condições ao desenvolvimento das lavouras. Porém, apenas na metade sul do estado é que as chuvas continuam bem irregulares. Isso é motivo de preocupação para os produtores, uma vez que os níveis de umidade do solo e de água das barragens diminuem cada vez mais. Isso aumenta o estresse hídrico das lavouras e gera, consequentemente, perdas nos potenciais produtivos das plantas. Contudo, há previsão de que ao longo deste fim de semana volte a chover relativamente bem sobre a região.

 

No Paraná, a situação é inversa. As várias semanas de tempo fechado e chuvoso vêm prejudicando a realização dos trabalhos de campo, bem como afetando o desenvolvimento das lavouras, já que as taxas de radiação solar estão baixas e os solos encharcados, dificultando a plena granação. As plantas até estão bastante vistosas, mas tais condições meteorológicas poderão afetar muito no peso e qualidade dos grãos, além de favorecerem a proliferação de doenças. Ainda há previsão de chuva, tanto para esta sexta-feira, quanto para todo o fim de semana e começo da semana que vem no Paraná e no Mato Grosso do Sul.

 

Em grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e na região do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará, a previsão para os próximos cinco dias é de sol, temperaturas altas e pancadas de chuva no fim da tarde – condições típicas de verão. Isso deve beneficiar o avanço da colheita da soja, plantio das lavouras de segunda safra, bem como a realização dos tratos culturais.

 

Só há previsão de retorno das chuvas generalizadas para essas regiões no final da semana que vem. Até lá, as previsões continuarão sendo de tempo mais aberto e de pancadas de chuva irregulares nos períodos da tarde e noite.

 

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora