Chuva retorna e eleva umidade do solo no RS

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A passagem de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul nesse final de semana provocou chuva em vários pontos da região sul do estado. Isso elevou os níveis de umidade do solo e melhorou as condições ao desenvolvimento das lavouras, principalmente o uso da irrigação, além das lavouras apresentarem sinais visíveis de forte estresse hídrico.

 

A notícia boa é que ao longo dessa semana há previsão de mais chuva para toda a região Sul do Brasil. Entretanto, vale ressaltar que para o Paraná, sul do Mato Grosso do Sul e Paraguai, a previsão de mais chuva para o começo desta semana não é nada animador, uma vez que há mais de 30 dias que as chuvas não dão trégua a essas localidades. Somente a partir de quarta-feira (24) é que há previsão de tempo mais aberto e com previsões apenas para eventuais pancadas de chuvas irregulares.

 

Tais condições meteorológicas tem causado fortes prejuízos/perdas às lavouras, uma vez que o excesso de umidade associado à maturação avançada das lavouras de soja tem causado apodrecimento dos grãos e altíssimas incidências de doenças. O problema agora é avaliar, de fato, qual o tamanho dessa perda, pois mesmo aquelas lavouras que não estão em fase de maturação, as baixas taxas de radiação solar, bem como o solo encharcado a vários e vários dias consecutivos e a presença de doenças deverão impactar negativamente na produção.

 

Por outro lado, em toda metade norte do país, o que o produtor deseja saber é quando a chuva irá retornar, uma vez que já há diversas localidades que estão a mais de 15 dias sem receber uma só gota de chuva e a grande maioria das lavouras encontram-se na fase de enchimento de grãos. Mas a boa noticia é que o avanço de frentes frias durante essa semana irá levar chuva a todas essas localidades. Ou seja, até o final de semana vão ser registradas chuvas em, praticamente, todas as regiões produtoras do Brasil, possibilitando uma elevação da umidade do solo, térmico do estresse hídrico e, consequentemente, excelentes condições ao retorno do pleno desenvolvimento das lavouras.

 

Fevereiro

Já no começo de fevereiro e ao longo de todo o mês, não há previsão de que venham ocorrer novos períodos de estiagem prolongada em nenhuma parte do país, nem mais excessos de dias chuvosos. Apenas uma condição mais dentro da normalidade, ou seja, condições meteorológicas típicas do verão. Desse modo, todos os trabalhos de campo, como colheita, plantio e tratos culturais poderão estar sendo realizados sem grandes problemas/transtornos ao longo dessas próximas três semanas.

 

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora