Semana segue com boas condições de trabalho no MATOPIBA

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A passagem de uma frente fria pela região Sul, Sudeste no último final de semana provocou chuvas em diversas localidades, inclusive no Centro-Oeste. Essas chuvas ajudaram a elevar os níveis de umidade do solo em boa parte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, bem como no Paraná e em São Paulo, onde muitas localidades já apresentavam níveis baixos de umidade.

 

As imagens de satélite desta segunda-feira mostram muitas áreas de instabilidade sobre a faixa central do País.

 

mapa_satelite_goes16 (1)

 

Ao longo do dia essas áreas de instabilidade estarão ganhando força e com isso, há previsão para pancadas de chuvas, desde o Paraná até o Maranhão o que mantem as condições favoráveis à realização da colheita, plantio e dos tratos culturais. E esse deverá ser o padrão do tempo ao longo de toda a semana.

 

Ar polar

 

No Rio Grande do Sul, devido a avanço de uma massa de ar polar que irá provocar a queda brusca das temperaturas nessas próximas duas madrugadas, o tempo permanecerá aberto e sem previsão de chuva. Essa massa de ar polar deverá ter atuação até no Paraná, onde as mínimas poderão ficar abaixo dos 16°C entre as madrugadas de terça e quarta-feira.

 

Para as culturas do arroz e da soja, essa queda na temperatura associadas aos ventos frios de sul, poderá trazer algum impacto à produção. Mas nada que venha ocasionar perdas generalizadas e nem tão pouco de grande valia a produção nacional. Mas é um fato que chama muito a atenção, uma vez que ocorrerão temperaturas de outono em pleno verão.

 

No Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará e Bahia, a tendência é de uma semana também marcada pelas pancadas de chuvas, possibilitando uma manutenção da umidade do solo, garantindo desse modo, boas condições tanto ao desenvolvimento das lavouras quanto a realização dos trabalhos de campo.

 

Argentina

 

Com relação a Argentina, a passagem da frente fria pelas principais áreas produtoras, ocasionou chuvas em diversas localidades, porém, essas chuvas foram muito irregulares e com isso, não foram todas as áreas que receberam bons volumes de chuvas. Mas de uma certa forma voltou a chover. E a previsão para essa semana é de tempo aberto e sem chuvas. Sendo que somente no final desta semana e começo da próxima é que há previsão de novas pancadas de chuvas sobre as regiões produtoras. Com isso, o cenário de incertezas em relação às reais condições das lavouras irá persistir ao longo de toda essa semana.