Chove no dia de São José?

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Dia é importante para os sertanejos nordestinos

 

Hoje, dia 19 de março, é dia de São José. Segundo a crença popular se chover neste dia a estação chuvosa terá regularidade nos volumes acumulados, o que proporciona o bom andamento das lavouras da região. Dessa forma, os sertanejos nordestinos reservam este dia importante para fazer suas preces ao Santo para que traga a chuva para a região neste dia que antecede o início do outono. O que será que os meteorologistas têm a dizer sobre a previsão de chuva na região?

 

MCJR_baixo-nivel-na-Usina-hidreletrica-de-Sobradinho-na-Bahia_09122015016-850x477

Foto de Sobradinho/BA – Marcello Casal JR (Fotos Públicas)

 

PREVISÃO PARA O NORDESTE

 

A meteorologia não traz boas notíciais ao sertanejo que espera chuva para o dia de hoje. A previsão infica pancadas de chuva de forma mal distribuída pelas áreas do interior do Nordeste. Os volumes acumulados também não são tão elevados, isso deve ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que já começa a sua “viagem” gradativa de retorno ao Hemisfério Norte. 

 

 

Pelo mapa é possível ver a má distribuição da chuva, que tende a ocorrer em forma de pancadas pontuais, em diversas áreas da Região Nordeste, não há previsão de chuva.

 

 

QUAL O PANORAMA PARA A ESTAÇÃO CHUVOSA?

 

Alexandre Nascimento, meteorologista do Grupo Climatempo com foco em previsões climáticas, diz que a Região Nordeste não deve ter tanta chuva ao longo dos próximos meses. “A temperatura da supefície do oceano, nas proximidades da costa nordestina, não favorece a formação e deslocamento das Ondas de Leste por esta áreas. Além disso, a ZCIT também já se afasta, essas condições faz com que a chuva não ocorra com tanta frequência, devemos ter volumes abaixo do normal para esta época do ano”.

 

Confira a previsão completa para o outono!!!

 

 

É sempre importante saber as condições do clima e do tempo no campo. Isso pode significar o sucesso no andamento das lavouras. E pensando nisso a Climatempo criou o Agroclima Pro, plataforma interativa que auxilia a Mulher e o Homem do Campo em sua tomada de decisões! Clique e saiba como adquirir o seu acesso!!