Feijão apresenta danos pontuais por conta de geada

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A presença de uma massa de ar polar sobre o centro-sul do Brasil mantém o tempo aberto e sem previsão de chuva em toda a região ao longo dessa semana. Há possibilidade de que entre amanhã (23) e quinta-feira (24) ocorra algumas pancadas de chuva bem isoladas sobre a faixa norte de Goiás, extremo sul do Tocantins, em alguns pontos do nordeste do Mato Grosso e sul e oeste do Pará. As possíveis precipitações estão diretamente relacionadas a presença de áreas de instabilidades, provenientes da frente fria que passou pelo centro-sul no último final de semana.

 

Foram observados alguns pontos de geadas nas áreas produtoras do sul e oeste de Minas Gerais e na região central de São Paulo. Algumas áreas de café, feijão e de cana-de-açúcar foram atingidos, mas tiveram danos mínimos e pontuais, não afetando a produção. Em outras palavras, o frio intenso de ontem não ocasionou perdas significativa em nenhuma cultura no país, apesar de em alguns pontos os termômetros registrarem valores abaixo dos 2°C.

 

Mais frio nas lavouras

 

As baixas temperaturas mantem uma situação de atenção para a ocorrência de geadas. De forma geral, observando o monitoramento de temperaturas no Brasil, a tendência é de elevação gradual da temperatura, o que afasta a chance de novas geadas em grande parte do país. A massa de ar frio de origem polar que está atuando (22 de maio) no país, já começa a perder força.

 

No entanto, outra massa polar forte já é observada na Argentina e nas próximas 48 horas (até 24 de maio), terá uma atuação muito intensa sobre a Região Sul do Brasil. Esta nova massa polar vai causar um novo resfriamento bastante intenso no Sul, possibilitando a chance de gear de forma generalizada no interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul do Paraná. A geada pode ser de moderada a forte, com riscos para agricultura e agropecuária.

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora