Sementes e mudas podem ser soluções para Caatinga

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Ocupando cerca de 11% do território nacional e 70% da Região Nordeste, a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro. Sua biodiversidade sustenta diversas atividades econômicas como agricultura, pecuária, industriais, como farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos. No entanto, por conta da forte degradação, algumas espécies nativas estão sendo ameaçadas, o que torna fundamental a produção de sementes e mudas para a preservação e o reflorestamento.       

 

Um dos grandes desafios é o de combater a desertificação deste bioma. Por conta da pecuária sem manejo adequado e da irrigação da agricultura de forma não sustentável, faz com que o solo tenha uma salinização mais acentuada.

 

Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, a Embrapa irá realizar o VI Workshop de Sementes e Mudas da Caatinga, para uma troca de informações entre pesquisadores, estudantes, produtores e técnicos da área ambiental. Com isso, eles têm o objetivo de ampliar a discussão de sementes e mudas da Caatinga e incentivar a cooperação entre entidades na elaboração políticas públicas apropriadas para o reflorestamento.

 

O evento terá palestras e debates girando em torno da produção de sementes da Caatinga como alternativa econômica, abordando um panorama nacional e as experiências de produção e comercialização de sementes por uma empresa privada, e de revitalização com coleta, beneficiamento e distribuição de sementes no Projeto de Integração do Rio São Francisco, realizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

 

Além de apresentar pesquisas com sementes e mudas da Caatinga, englobando desde a qualidade até futuros cenários de mudanças climáticas, o Workshop também irá apresentar trabalhos realizados pelas redes de sementes florestais de diferentes biomas: Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal.

 

O evento acontece simultaneamente ao II Simpósio do Bioma Caatinga (Sibic), que será realizado no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro-BA.

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora