Colheita da cana-de-açúcar continua paralisada

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Nesta quinta (20) e sexta-feira (21), áreas de instabilidade avançam por várias regiões da faixa central do país e provocam novas pancadas de chuva. Com isso, será permitido que o plantio da soja siga avançando em diversas áreas produtoras do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Paraná. Em Goiás, apesar da chuva, o plantio não pode ser iniciado devido ao vazio sanitário, que só irá terminar no próximo dia 20/09.

 

Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, a quinta-feira será marcada pelo tempo mais firme e sem chuva, possibilitando que os produtores consigam ir a campo e realizem todos os trabalhos pertinentes a esta época do ano, como plantio, colheita e tratos culturais. No entanto, a partir de amanhã novas áreas de instabilidade avançam e levam mais chuva a várias localidades. As precipitações irão manter o solo com bons níveis de umidade e favorecer o desenvolvimento das lavouras de milho 1ª safra e trigo. Entretanto, para algumas localidades produtoras de arroz, a chuva irá inviabilizar os trabalhos de plantio.

               

Com a previsão de mais chuva para São Paulo, partes de Minas Gerais e metade sul de Goiás, os trabalhos de colheita da cana-de-açúcar irão continuar paralisados e o excesso de umidade reduzirá a concentração de ATR na planta, diminuindo por sua vez a produção de açúcar. Por outro lado, a chuva irá favorer a manutenção da umidade do solo, garantindo excelentes condições ao desenvolvimento dos canaviais para a safra 2019/20.

 

Na lavoura de café, a instabilidade está induzindo o florescimento, além de manter os solos com bons níveis de umidade. Este fato aliado as temperaturas máximas não estão tão altas, faz com que o pegamento e desenvolvimento dos chumbinhos sejam beneficiados.

 

No Centro-oeste, como há previsão de chuva tanto nesta semana, como na próxima, as condições ainda se mantêm favoráveis tanto ao plantio da soja, quanto ao desenvolvimento das lavouras. Além de beneficiar um bom dessecamento das ervas daninhas. Ou seja, apesar da chuva ainda ser irregular, como é normal para esta época do ano, as condições continuarão favoráveis ao plantio.

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora