Alta produção da cebola diminui preços

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Dentre as hortaliças com maior representatividade na comercialização, a cebola foi a que mais apresentou queda de preços. O Estado do Rio de Janeiro foi o que apresentou a queda mais expressiva, registrando baixa de cerca de 33%, seguido de São Paulo, Recife e Goiânia. Os dados estão no 10º Boletim Prohort, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

A tendência de preços baixos vem ocorrendo desde maio e se explica pela maior oferta no atacado. A grande produção está vindo sobretudo das Regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. A quantidade de cebola no mercado não é impactada com a maior exportação do produto, principalmente para o Paraguai e a Argentina, que chega a 18 mil toneladas até setembro, um aumento de 274% comparado com o mesmo período de 2017.

 

Por outro lado, o mamão deve encarecer a compra. Somente a Ceagesp em São Paulo apresentou redução de preços superior a 10%, enquanto nos demais mercados atacadistas houve aumento, chegando a mais de 17% na Ceasa/MG e Ceasa/PE. A variante formosa foi a que mais contribuiu para valorização das cotações no mercado, em virtude da redução de oferta pelo efeito das chuvas que afetaram a produtividade nas principais regiões produtoras nos meses anteriores. O mamão papaya também teve redução de oferta, sem, no entanto, aumentar a cotação, pois a demanda foi limitada pelo clima frio no Sul e Sudeste. Espera-se para este mês uma oferta maior da fruta, com reflexo na redução de preços.

 

Agrotalk: a nova plataforma sobre clima e produtividade no campo

 

Leia no Blog do Agroclimapro outras informações e análises sobre as culturas 

 

Para saber maiores informações de como se planejar com antecedência e tornar o clima seu grande aliado basta consultar www.agroclimapro.com.br

 

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Análise de volume de chuva para a área produtora