Umidade no solo favorece o avanço do plantio

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

O avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil vem deixando o tempo bastante instável e com previsão para chuvas intensas sobre boa parte do Brasil. Na última terça-feira houve registros de chuvas intensas/tempestades acompanhadas de fortes rajadas de vento e queda de granizo em alguns pontos do Rio Grande do Sul.

 

Nesta quarta-feira a situação não muda. Há previsão de chuvas fortes sobre a metade norte do Rio Grande do Sul, bem como em alguns pontos de Santa Catarina. Além desses Estados, chuvas também estão sendo previstas para grande parte do Brasil, em forma de pancadas, principalmente no final da tarde e noite. A combinação de temperaturas altas com uma atmosfera úmida deverá provocar as famosas chuvas de verão de final de tarde e noite.

 

A chuva no Sudeste, Centro-Oeste e no MATOPIBA deverão ser bastante irregulares, já que a frente fria estará ainda sobre a Região Sul, onde provoca chuvas mais generalizadas.

 

Porém, como esse sistema estará avançando entre amanhã e sexta sobre a região Sudeste, a tendência é que o tempo mude e chuvas mais generalizadas e em bons volumes venham ocorrer sobre todas as regiões produtoras de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Rondônia entre a quinta e o domingo, podendo até mesmo vir a ocorrer chuvas intensas acompanhada de queda de granizo, uma vez que com uma atmosfera bastante quente, o “choque” de temperaturas poderá acarretar tempestades.

 

A chuva que estará ocorrendo sobre quase todo o Brasil durante os próximos cinco dias mantem os solos com níveis bastante adequados ao avanço do plantio, bem como ao desenvolvimento das lavouras com boas perspectivas de produtividade para as culturas. O grande problema continuará sendo para a cultura do trigo, onde essas chuvas estarão inviabilizando os trabalhos de colheita e afetando tanto a produtividade quanto e principalmente, a qualidade dos grãos.

 

Os mapas de previsão sinalizam chuva também para a próxima semana em todas as regiões produtoras do Brasil, desde o Rio Grande do Sul até o Maranhão. A tendência é que as condições se mantenham bastante favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, bem como ao plantio e tratos culturais. Apenas os trabalhos de colheita é que deverão sofrer interrupções. Ou seja, o clima esse ano – pelo menos até o final do ano, está se mostrando espetacular a produção nacional, sejam de grãos, como soja e milho, como para as perenes, como café, cana de açúcar, laranja e demais frutíferas.  

 

Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda! Nessa safra, a atenção em relação ao melhor momento para o plantio será fundamental para garantir a uniformidade das lavouras. Confiar nas previsões e na expertise da principal empresa privada de meteorologia do país será fundamental para garantir o sucesso da safra que está prestes a iniciar!

 

Acerta na sua safra! Assine agora mesmo o Agroclima PRO

Acesse: https://agroclimapro.com.br/