Tempo úmido aumenta o número de foco de doenças no campo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Áreas de instabilidade associadas a presença de uma frente fria que ainda se encontra sobre a região Sudeste manterá o tempo bastante instável e com possibilidade para ocorrências de chuvas a qualquer hora do dia sobre grande parte das regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. Bem como sobre o Espírito Santo e sul da Bahia. Nas demais regiões como toda a Região Sul, São Paulo e em grande parte do MATOPIBA essa quarta-feira será de tempo aberto e sem previsões para chuvas.

 

O tempo fechado e chuvoso sobre a região central do Brasil tem dificultado o pleno andamento das atividades de campo, como finalização do plantio da soja e, principalmente, as aplicações de defensivos. E esse tempo úmido tem proporcionado um aumento no número de focos de doenças, o que deixa os produtores em alerta. Além disso, esse maior número de dias com baixos índices de radiação solar, já começa a trazer uma certa apreensão, visto que tal condição poderá afetar o potencial produtivo das lavouras. Contudo, é fato também, que esse mesmo padrão meteorológico está mantendo os solos com níveis elevados de umidade, o que favorece o desenvolvimento das lavouras.

 

O tempo mais firme tanto sobre a região do MATOPIBA quanto no Sul do Brasil, mantem as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, visto que em ambas as regiões houve registros de chuvas nos últimos dias. Além disso, esse tempo mais firme está possibilitando o avanço dos trabalhos de plantio da colheita do trigo e da cana em São Paulo.

 

Na quinta-feira uma nova frente fria estará avançando sobre o Rio Grande do Sul, onde irá deixar o tempo instável e com previsão para chuvas generalizadas até sexta-feira. Essas chuvas irão elevar os níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras, bem como o rápido avanço do plantio da soja. Porém, novamente essas chuvas estarão atrapalhando a finalização do plantio do arroz e a colheita do trigo.

 

A frente fria irá avançar também sobre Santa Catarina, Paraná e o Mato Grosso do Sul entre a sexta e o domingo, provocando chuvas e mantendo os solos com bons níveis de umidade. Este sistema será responsável por deixar o tempo instável e chuvoso em todo o Centro-Oeste, Sudeste e ao longo da semana que vem no MATOPIBA. Ou seja, ao longo dos próximos 7 dias há previsão de chuva muito boa em grande parte do Brasil, o que possibilitará que as condições se mantenham favoráveis ao avanço do plantio, quanto principalmente ao desenvolvimento das lavouras.

 

chuvap1_br

 

E esse tempo mais chuvoso deverá persistir até o final da próxima semana.