BR é o maior produtor mundial de goiaba e de maracujá-azedo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Em São Paulo, a goiaba é tradicionalmente produzida na região de Campinas, destacando-se os municípios de Valinhos e Campinas, mas sua produção tem obtido destaque em outras áreas do Estado, como em Monte Alto e Taquaritinga.

 

A goiabeira adapta-se bem aos diferentes climas e solos de São Paulo, porém há restrições quanto a áreas sujeitas a geadas e ventos frios, assim como a solos propensos ao encharcamento duradouro. Para cultivos comerciais, regiões com temperaturas médias anuais entre 23°C e 28°C e precipitações de 1.000 a 1.800 mm, bem distribuídas ao longo dos meses e altitudes não superiores a 900 metros, favorecem a instalação do pomar.

 

Maracujá

O maracujá, tem sua maior produção no Vale do Ribeira, especialmente em Eldorado, Iguape, Pariquera-Açu e Pilar do Sul. Ambas são culturas que demandam muita mão de obra e por isso são muito cultivadas por agricultores familiares, contribuindo, portanto, para a manutenção dessas famílias no campo. Além deste relevante aspecto social, os valores nutricional e medicinal dessas plantas têm contribuído muito para a saúde de seus consumidores.

 

A fruta não tolera geadas e ventos frios e nesta época recomenda-se o uso de quebra-ventos. Próprio para regiões tropicais e subtropicais, com temperatura média mensal de 20 a 32 °C e precipitação anual de 800 a 1.700 mm, bem distribuídos.

 

Necessita de alta luminosidade e de dias longos para florescer, tendo alto aproveitamento nesses dias atuais de verão.

 

Como fica o tempo nesta segunda quinzena?

De acordo com a meteorologista da Climatempo Graziella Gonçalves, até dia 21 de janeiro, as chuvas tendem a ganhar mais força sobre o leste de São Paulo, e acumular maiores volumes. “Nas áreas produtoras, tanto de maracujá quanto de goiaba, que também ficam no leste de São Paulo, porém um pouco mais para o interior, a chuva também chega, mas não vem com um acumulado tão alto”, afirma a meteorologista.

 

Além disso, Graziella alerta para o risco para temporais, que devem ocorrer apenas de forma isolada sobre essas áreas. “De qualquer forma, o calor predomina e as temperaturas sobem rápido durante a tarde. Já na próxima semana, os sistemas conseguem avançar pelo litoral do estado e a chuva retorna para a maior parte das áreas produtoras”, afirma a meteorologista. No entanto, ainda não há expectativa de chuvas generalizadas e as temperaturas seguem altas. “Ao longo do mês de fevereiro, além do calor mais intenso, as chuvas também devem seguir mais irregulares, com curtos períodos de tempo mais seco”, finaliza Graziella.