Produtor no Sul do país está preocupado

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

As chuvas que estão ocorrendo no Sul do Brasil estão deixando os produtores preocupados. Em época de colheita, as chuvas podem atrapalhar ou paralisar os trabalhos dentro do campo impedindo a entrada das máquinas no campo.

 

Um sistema de baixa pressão atmosférica atravessa o Rio Grande do Sul em direção ao oceano e já espalhou várias áreas de chuva de moderada a forte intensidade pelo interior gaúcho. O deslocamento da baixa pressão muda o tempo na Grande Porto Alegre, que deve receber chuva forte, com raios e rajadas de vento, entre a noite desta quarta-feira (12), a madrugada e a manhã da quinta-feira (13). 

 

A expectativa é de que a chuva vá perdendo intensidade sobre a capital gaúcha e o leste do Rio Grande do Sul ao longo da quinta-feira. O tempo volta a ficar firme no interior do estado, apesar da grande quantidade de nebulosidade. 

 

As áreas de instabilidade vão atuar o dia todo por grande parte de Santa Catarina e o Paraná, com previsão de mais chuva em diversos municípios e risco de temporais. Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), podem esperar por chuva especialmente entre à tarde e a noite, mas também com chance de chuva forte, acompanhada por raios. 

 

Estimativa

 

A colheita de soja atinge 45,0% da área estimada, conforme levantamento de SAFRAS & Mercado, com dados recolhidos até 01 de março. Houve avanço de 7,1 pontos percentuais no comparativo com a semana anterior, quando a colheita era de 37,9%. Os trabalhos estão adiantados em relação a igual período do ano passado (30,8%), e também à frente da média para o período, de 35,9%.