Semente de milho orgânica chega ao mercado

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A chegada das festas juninas coloca o milho como grande astro dos arraiais com direito à novidade do Governo do Estado de São Paulo: milho orgânico! A Secretaria de Agricultura e Abastecimento está lançando a semente AL Paraguaçu, produzida sem defensivos químicos e que resulta em uma espiga igualzinha às outras com relação a valores nutricionais, textura e sabor.

 

Isso significa que as tradicionais receitas de pamonha, cural, bolo, suco, sorvete, rocambole e tantas outras estão não apenas garantidas, mas ganharam ares de sustentabilidade. Além de deliciosas, serão amigas do meio ambiente, acompanham uma forte demanda do mercado consumidor por um grão mais responsável.

 

A novidade é da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) da Secretaria e é certificada e exclusiva para a produção orgânica, cultivada de acordo com as normas da principal certificadora da América da Latina, o Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD).

 

A AL Paraguaçu é versátil e pode também ser utilizada na produção de grãos para alimentação do rebanho, o que já despertou grande interesse de empresas que trabalham com proteína animal orgânica e de produtores rurais de todas as partes do Brasil.

 

A Secretaria de Agricultura realiza um trabalho com produtores que adotam o sistema orgânico, com orientação técnica e capacitação, atuando em parceria com técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, inclusive na introdução de sistemas agroflorestais.

 

A partir de setembro, quando se inicia a safra de verão, a CDRS colocará à disposição duas toneladas de sementes do AL Paraguaçu, com a mesma política de preço acessível das variedades produzidas no sistema convencional. Serão comercializadas em embalagens de 5kg e 20kg.

 

Dados do Instituto de Pesquisa de Agricultura Orgânica (FiBL), um dos principais centros de informação sobre agricultura orgânica do mundo, revelam que, entre 2000 e 2015, a área destinada ao plantio orgânico no mundo cresceu 363%, passando de 11 milhões de hectares para 50,9 milhões de hectares. No Brasil, o mercado anual é estimado em R$ 4 bilhões.

 

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

 

AgroclimaPro

 

Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda!

 

Acerte na sua safra! Assine agora mesmo o Agroclima PRO

Acesse: https://agroclimapro.com.br/