Produtor analisa o início do plantio da safra na Bahia

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Continuamos nossa viagem em parceria com a Foraster Agrointeligência para observar como está o início de plantio em alguns estados brasileiros. A segunda e  última parte desta viagem é o estado da Bahia e também áreas que fazem divisa com o Piauí. O produtor Nivaldo Forastieri percorreu 3 mil quilômetros depois de sair de Brasília em direção ao oeste baiano entre 18 e 30 de novembro. A seguir você confere o relato. 

 

Bahia

 

Bahia é a última parte da viagem que tem como objetivo analisar as condições do início de safra nas regiões produtoras. De Brasília, Nivaldo Forastieri seguiu de carro por 3 mil quilômetros em direção a  Formosa do Rio Preto e a mais nova região produtora de soja chamada de Coaceral, na divisa com o Piauí. 

 

Forastieri constatou um atraso muito grande no plantio, em torno de 50% e as áreas já plantadas em sua maior totalidade são áreas de replantio. Com o sol forte e a temperatura extremamente elevada nesta região somado a falta de chuvas mais frequentes e generalizadas, a soja não consegue se desenvolver e, os produtores já amargam perdas neste início de safra. 

 

Na região de São DesidérioRoda Velha, Barreiras, Formosa do Rio Preto e Luis Eduardo Magalhães, foi constado problemas nas lavouras. Veja as fotos:

 

BA_Formoso_Nivaldo.

Foto: Nivaldo Forastieri – Formosa do Rio Preto – Bahia

 

Em São Desidério e Roda Velha, as lavouras também apresentam problemas neste início de safra. O solo está seco com pouca umidade o que dificulta o desenvolvimento da soja, conforme se observa na foto abaixo:

 

BA_SãoDesiderio_nf .

Foto: Nivaldo Forastieri – São Desidério – BA

 

BA_Formoso2.

Foto: Nivaldo Forastieri – Formosa do Rio Preto – BA

 

Divisa com Piauí também tem problemas 

 

A região alta de Coaceral, divisa com o Piauí, antigamente uma vila, se desponta como uma das áreas promissoras no plantio de soja no país. Por lá, a situação é bastante complicada. O plantio da soja ainda está muito no início e ao caminhar pelos campos se observa algumas poças de água no terreno e em outras áreas extremamente secas, o que significa que a chuva vem ocorrendo ainda de forma muito isolada e irregular sobre as áreas agricultáveis.   

 

Condições para chuva os próximos dias 

No último fim de semana, já houve registro de precipitações na Bahia e nesta semana a atmosfera está mais úmida em áreas do Piauí, Maranhão, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Nesta quinta e sexta-feira, o sol brilha forte na maioria das áreas da Bahia e o ar fica mais seco o que dificulta a ocorrência de chuva no estado e na divisa com o Piauí.  

 

Em Mato Grosso, os próximos dois dias serão marcados pelo ar quente e úmido o que facilita a formação de nuvens e pancadas isoladas por vexes fortes e localizadas com raios.

 

No Mato Grosso do Sul, ainda há condições para chuva de moderada a forte intensidade nesta quinta-feira. A partir de sexta o tempo fica mais firme no sul e oeste do estado e nas outras áreas ocorrem pancadas isoladas com raios.

  

No Paraná, a chuva diminui e o sol aparece mais forte no estado á partir de sexta-feira. No sábado, a chuva dá uma trégua no estado e o sol predomina com bastante luminosidade. No domingo, novas áreas de instabilidade entram pelo oeste paranaense e a partir da tarde são esperadas pancadas de chuva isoladas. Abaixo você confere o mapa de chuva acumulado da Climatempo previsto para os próximos 5 dias:

 

chuvap1_br (1)_A

 

Leia também: Condições da soja em MS, MT, PR e BA

Outras informações com a Foraster Agrointeligência: www.foraster.com.br

 

Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO. Acesse: https://agroclimapro.com.br/